Notícias

Timor-Leste tem condições para investir em infraestruturas e no povo

Timor-Leste tem condições e recursos próprios disponíveis para investir paralelamente nas infraestruturas e na sua população, e deve fazê-lo porque é um "país rico onde há demasiados pobres", disse à Lusa um responsável do Banco Mundial.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE E BRASIL: Relações comerciais têm potencial para crescer

MOÇAMBIQUE e Brasil têm potencial para incrementar as trocas comerciais entre si, actualmente avaliadas em cem milhões de dólares americanos, e dominadas pelas exportações do carvão de Moatize.

Ler Mais

Apresentação do Orçamento: 5 novos hospitais, saúde "maior das prioridades"

O último Orçamento deste governo é apresentado esta manhã, depois de ter sido entregue ontem à noite, a dez minutos do fim do prazo. Acompanhe em direto.

Ler Mais

Reino Unido continua a ser o principal cliente turístico de Cabo Verde

Reino Unido, Portugal e Alemanha são os principais clientes do sector turístico nacional. Juntos, estes países significam 48,6% do total de turistas que entraram em Cabo Verde nos primeiros seis meses do ano.

Ler Mais

Banco de Moçambique multa cinco instituições bancárias, incluindo bancos de capital português

O Banco de Moçambique anunciou esta segunda-freira, em comunicado, a aplicação de multas no valor total de 1,3 milhões de euros a cinco instituições bancárias do país, entre as quais, bancos de capital português.

Ler Mais

Timor-Leste e o Banco Mundial analisam novo programa de apoio até 2025

O Banco Mundial e as autoridades timorenses iniciam na próxima semana em Díli uma ronda de consultas de preparação do novo quadro de parceria para os próximos quatro anos, disse à Lusa fonte da instituição.

Ler Mais

Timor-Leste vai abrir em 2019 novos blocos para exploração de petróleo on-shore

As autoridades timorenses deverão abrir novos blocos de exploração de petróleo on-shore no sul de Timor-Leste em 2019 e, paralelamente, ampliar a zona de exploração no Mar de Timor, anunciou o Governo.

Ler Mais

Turquia lidera investimento estrangeiro em Moçambique no primeiro semestre de 2018

Moçambique recebeu 193,1 milhões de dólares em investimento directo estrangeiro no primeiro semestre de 2018, tendo a Turquia, com mais de 70 milhões de dólares, liderado a lista dos 10 maiores investidores, segundo dados oficiais.

Ler Mais

Guiné Bissau começa a exportar mangas para países da África Ocidental

A Guiné-Bissau vai passar a exportar mangas para os países da Africa Ocidental, variando assim os seus produtos de exportação, até agora apenas o caju, mas o processo de produção terá de ser melhorado.

Ler Mais

Envolvimento de empresas asiáticas pode reduzir custos timorenses no Greater Sunrise

Timor-Leste tem estado a negociar com empresas asiáticas o seu eventual envolvimento no desenvolvimento dos campos de Greater Sunrise e na compra do gás produzido, reduzindo os custos timorenses no projeto, disse à Lusa fonte envolvida nas negociações.

Ler Mais

Timor-Leste e o Banco Mundial analisam novo programa de apoio até 2025

A

s reuniões, que do lado do Banco Mundial vão ser lideradas pelo diretor para a Indonésia e Timor-Leste, Rodrigo Chaves, analisarão as várias vertentes da assistência da instituição ao país.

 

Aspetos como a nutrição, infraestruturas, o índice de capital humano e os empréstimos concessionais que o Banco Mundial tem dado a Timor-Leste, estarão na agenda do encontro.

Ler Mais

Baixa de Maputo, em Moçambique, quer tornar-se centro de turismo

O governo de Moçambique e o sector privado estão a estudar estratégias para tornar a zona da baixa da cidade de Maputo, a capital moçambicana, em destino turístico de referência internacional, capaz de concorrer com outros da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e do mundo, escreve a imprensa local.

Ler Mais

Empresa japonesa compra gás de Moçambique

A empresa japonesa Tohoku Electric anunciou que assinou um contrato que  permite comprar anualmente até 280 mil toneladas de gás natural liquefeito (LNG) na bacia do Rovuma.  O contrato prevê a compra e venda de LNG explorado pela Anadarko na Área 1 durante quinze anos, que irá iniciar em 2020.A Tohoku Electric considera que o fornecimento de LNG irá ajudar a diversificar as suas fontes energéticas, escreve o Macauhub.

Ler Mais

Guiné Bissau começa a exportar mangas para países da África Ocidental

A Guiné-Bissau vai passar a exportar mangas para os países da Africa Ocidental, variando assim os seus produtos de exportação, até agora apenas o caju, mas o processo de produção terá de ser melhorado.

Ler Mais

Parlamento da Galiza apoia por unanimidade solicitar adesão à CPLP

A mesma resolução parlamentar insta a Junta a desenvolver de maneira efetiva a Lei Valentim Paz-Andrade

Ler Mais

Angola paga financiamento do Brasil com petróleo

O governo de Angola vai entregar ao Brasil o equivalente a 20 mil barris diários de petróleo, no âmbito da negociação de uma nova linha de financiamento e seguro de crédito do Brasil para exportações de US$ 2 mil milhões, escreve o Jornal de Angola.

Ler Mais

Administrador do IPT aposta na formação de estudantes para servirem o País

Administrador do IPT aposta na formação de estudantes para servirem o País.

Ler Mais

Japão e Timor-Leste assinam acordo para programa de apoio a recursos humanos

O ministro dos Negócios Estrangeiros japonês afirmou hoje, em Díli, que Tóquio quer revitalizar o relacionamento com Timor-Leste, através do fortalecimento dos recursos humanos, da economia, do setor marítimo e da cooperação regional.

Ler Mais

FMI fala em nova "janela de oportunidades" na economia moçambicana

Depois de um longo período de desequilíbrios macroeconómicos, precipitados pelas chamadas "dívidas ocultas", o FMI afirmou esta quinta-feira, que os novos desenvolvimentos abrem uma nova "janela de oportunidades" para economia.

Ler Mais

Confiança na paz impulsiona crescimento do país em 2018 e 2019

Duas entidades, dois relatórios, mas um único resultado, a economia vai mesmo crescer no próximo ano. Depois do Fundo Monetário Internacional (FMI) ter publicado as suas perpectivas sobre as economias da África Subsaariana para 2018 e 2019, agora é a vez do Banco Standard.

Ler Mais

Banco Mundial dá 45 milhões de dólares para ajudar áreas de conservação em Moçambique

O Banco Mundial aprovou um empréstimo de 45 milhões de dólares para apoiar a segunda fase do Projeto de Desenvolvimento das Áreas de Conservação e biodiversidade em Moçambique, conhecido como Mozbio, anunciou hoje a instituição.

Ler Mais

Cabo verde assumiu a presidência pro tempore da agenda de saúde da CPLP

Cabo verde assumiu a presidência pro tempore da agenda de saúde da CPLP. O acto simbólico aconteceu na abertura da primeira reunião da Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP, hoje, na cidade da Praia.

Ler Mais

UE quer melhorar ambiente de negócios em Angola

O representante da União Europeia (UE) em Luanda garantiu que os 28 estão empenhados em apoiar o processo de reforço da produção e competitividade interna e melhorar o ambiente de negócios em Angola.

Ler Mais

Produção da mina de grafite de Balama, em Moçambique, aumenta 83% no 3.º trimestre

A produção da mina de grafite de Balama, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, aumentou 83,0% no terceiro trimestre face ao segundo, informou a empresa australiana Syrah Resources em comunicado ao mercado.

Ler Mais

Comércio entre a China e os países de língua portuguesa cresce 21,50% de Janeiro a Julho

O comércio entre a China e os países de língua portuguesa atingiu 82 149 milhões de dólares de Janeiro a Julho de 2018, montante que representa um acréscimo homólogo de 21,50%, segundo dados oficiais chineses divulgados pelo Fórum Macau

Ler Mais

Privatização de empresas públicas pode impulsionar mercado de acções

O programa de privatização integral e parcial de 74 empresas públicas, a ser aprovado pelo Executivo angolano, por via da Bolsa de Dívida de Valores de Angola (BODIVA), poderá impulsionar o surgimento de mercado de acções corporativas, considerou, em Luanda, o presidente da Comissão de Mercados de Capitais (CMC), Mário Gavião.

Ler Mais

Banco Mundial recomenda aposta na educação e saúde das crianças

Relatório elaborado pelo Banco Mundial denuncia falta de investimento na saúde e educação de crianças e recomenda uma maior aposta nestes sectores alegando que “pode alavancar significativamente os ganhos das pessoas - e dos países - com retornos no futuro”.

Ler Mais

Investimentos regionais em África precisam de políticas coordenadas

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) defendeu hoje que a gestão macroeconómica salutar, políticas monetárias e fiscais coordenadas e taxas de câmbio estáveis são aspectos importantes para potenciar o investimento das empresas africanas no continente.

Ler Mais

"Precisamos de pensar, com ideias inovadoras, de que forma vamos abraçar as pessoas que vêm de fora

O secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes reiterou quinta-feira que o país quer chegar a um milhão de turistas, mas para tal tem que estar preparado.

Ler Mais

É proibido pedir esmola na Guiné-Bissau

É  proibido pedir esmola na Guiné-Bissau continental. Qualquer criança ou jovem, incluindo talibés, que sejam apanhados a mendigar serão detidos e enviados para as ilhas.

Ler Mais

Presidente confirma visita de Estado de João Lourenço a Cabo Verde

O Presidente da República confirma a visita de Estado do presidente de Angola, João Lourenço a Cabo Verde, nos primeiros meses do próximo ano. Jorge Carlos Fonseca encara a visita do chefe de Estado angolano como um reforço das relações com um país amigo.

Ler Mais

Angola reavalia estratégias para impulsionar o sector

Os principais eixos de desenvolvimento do turismo em Angola para os próximos cinco anos, período em que se espera do sector uma contribuição anual de quatro por cento no Produto Interno Bruto (PIB) são reavaliados hoje, na cidade do Namibe, num fórum promovido pelo Ministério do Turismo.

 

Ler Mais

"Queremos elevar o nosso nível de crescimento" - Olavo Correia

O Governo continua as audições no quadro da preparação do Orçamento de Estado para 2019. Na tarde desta quarta-feira, foi a vez da banca comercial, o sector segurador, as representações das empresas e as instituições “que têm como responsabilidade a potenciação do emprego”.

Ler Mais

Moody

Os projectos de extracção de gás dão boas perspectivas económicas a Moçambique, mas só depois de estruturar a dívida é que o governo poderá ganhar acesso aos mercados, afirmou hoje a analista da Moody's, Lucie Villa.

Ler Mais

Cabo Verde e Portugal reforçam cooperação dos sistemas de segurança social

Os trabalhadores cabo-verdianos e portugueses vão poder usufruir de mais benefícios sociais caso emigrem para estes países, em resultado de um acordo assinado em Cabo Verde por governantes dos dois Estados.

Ler Mais

Bancos Centrais da CPLP recomendam mais reflexão sobre moedas digitais

O 6º encontro de emissão e tesouraria dos Bancos Centrais da Países de Língua Portuguesa, encerrado terça-feira, na Cidade da Praia, recomendou uma reflexão mais aprofundada sobre a adopção da moeda digital.

Ler Mais

China anuncia apoio de 30 milhões de dólares para construção de estrada na Guiné-Bissau

A China vai financiar a construção de uma estrada de acesso à capital da Guiné-Bissau, no valor de 30 milhões de dólares (25,5 milhões de euros).

Ler Mais

FIRMA EN EL CONSULADO GENERAL DEL ACUERDO MARCO DE COLABORACIÓN UECPLP Y ANFACO-CECOPESCA

El Consulado General de España en Oporto acogió la firma de un acuerdo marco de colaboración entre la asociación española ANFACO-CECOPESCA    (Asociación Nacional de Fabricantes de Conservas de Pescados y Mariscos- Centro Técnico Nacional de Conservación de Productos de la Pesca)  y la UECPLP (Unión de Exportadores de la Comunidad de Países de Lengua Portuguesa). El objetivo del mismo es establecer un programa permanente de acciones en apoyo al desarrollo del sector pesquero, mediante la cooperación en trabajos de asesoramiento técnico, investigación científica y de capacitación, así como proporcionar intercambios de personal para el desarrollo de trabajos de interés mutuo.

Ler Mais

Presidente timorense promulga OE de 2018 e acaba com nove meses de duodécimos

Díli, 27 set (Lusa) - O Presidente da República de Timor-Leste promulgou hoje o Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2018, acabando com um período de nove meses de regime de duodécimos que contribuiu para fragilizar a economia do país.

Ler Mais

Guiné-Bissau e paz em Moçambique foram tema do encontro entre Guterres e Marcelo

O secretário-geral das Nações Unidas falou com o Presidente da República sobre as eleições na Guiné-Bissau e o processo de paz em Moçambique, no encontro que tiveram em Nova Iorque.

Ler Mais

Governo e Banco Mundial capacitam quadros com vista a melhorar serviços dos sectores financeiros

São-Tomé, 14 Set ( STP-Press ) –  As autoridades financeiras de São Tomé e Príncipe em parceria com o Banco Mundial acertaram em melhorar a qualidade de serviços em diferentes sectores financeiros do País através de um programa de formação e capacitação de quadros, anunciou quinta-feira o ministro são-tomense das Finanças, Comércio e Economia Azul, Américo Ramos.

Ler Mais

Ex-Presidente de Cabo Verde diz que cabe às novas gerações estabilizar e desenvolver a Guiné-Bissau

O ex-Presidente da República cabo-verdiano Pedro Pires afirmou, durante as cerimónias do Dia da Independência da Guiné-Bissau, que as novas gerações têm a responsabilidade de estabilizar o país.

Ler Mais

Jorge Spencer Lima quer medidas no OE 2019 para melhorar ambiente de negócios

A Câmara de Comércio do Sotavento já submeteu ao Governo as suas propostas para o Orçamento de Estado (OE) para 2019. O objectivo continua a ser a melhoria do ambiente de negócios e competitividade, melhorar a posição do país no ranking do doing business e ter maior eficiência e eficácia, sobretudo na administração pública.

Ler Mais

Investimentos regionais em África precisam de políticas coordenadas

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) defendeu hoje que a gestão macroeconómica salutar, políticas monetárias e fiscais coordenadas e taxas de câmbio estáveis são aspectos importantes para potenciar o investimento das empresas africanas no continente.

Ler Mais

Líderes da CPLP reúnem-se hoje depois de intervenções no debate geral da ONU

Os líderes de Portugal e dos Países de Língua Portuguesa reúnem-se hoje em Nova Iorque, depois das intervenções de abertura do Debate Geral da 73.ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ler Mais

O que o FMI vai mudar em Angola

Angola deverá cortar em €606 milhões as despesas com ministérios e vários organismos públicos, apurou o Expresso junto de uma fonte do Ministério das Finanças. Esta é uma das exigências que os peritos do Fundo Monetário Internacional (FMI) colocarão em cima da mesa quando, em outubro, iniciarem as discussões para a implementação de um Programa de Financiamento Ampliado (EFF — Extended Fund Facility) de dois anos.



Ler Mais

À descoberta de um património adormecido na Guiné-Bissau

No dia em que a Guiné-Bissau celebra 45 anos da independência, vamos até ao Parque Natural dos Tarrafes de Cacheu, local de potencialidades económicas e turísticas. O outro lado de um dos países mais instáveis de África.

Ler Mais

País mais importou do que exportou no segundo trimestre de 2018

No segundo trimestre do ano em curso, as exportações não atingiram pelo menos metade do esperado, apesar do aumento verificado de 12,4 por cento, quando comparado com igual período do ano transacto, segundo dados do INE.

Ler Mais

Presidente do BAD quer convidar chineses para África Investment Forum

O Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, apelou à participação de empresários chineses no África Investment Forum, agendado para Novembro, em Joanesburgo, África do Sul, dizendo que o continente é "o lugar para se estar".

Ler Mais

Trovoada na Nigéria recebido pelo Presidente Muhammadu Buhari, no acerto do petróleo e outras áreas

São-Tomé, 15 Set ( STP-Press ) – O primeiro-ministro de São-Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada iniciou sexta-feira uma visita à Nigéria, tendo sido recebido pelo Presidente nigeriano Muhammadu Buhari, com quem abordou questões visando o reatamento do processo de exploração conjunta de petróleo e outras áreas de cooperação.

Ler Mais

Moçambique e Angola recebem investimentos de quase 13 mil milhões de dólares até 2025

Moçambique e Angola recebem investimentos de quase 13 mil milhões de dólares até 2025

Ler Mais

BAD investe mais de 1.4 bilião em projectos estruturantes

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) pretende apoiar Moçambique com mais de 1.4 bilião de USD em projectos estruturantes e na mobilização de investimentos para uma economia diversificada e inclusiva.

Ler Mais

Banco de Moçambique: Economia está em recuperação

O governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, disse hoje que a economia nacional está em recuperação e os principais indicadores económicos mostram sinais de retorno à normalidade, depois de um período conturbado, entre 2014 e 2016.

Ler Mais

Em Angola primeiro-ministro português fala em "relações intensas marcadas pela paixão"

Depois de meses de tensão nas relações entre Angola e Portugal, agora foi dado um passo para o desanuviamento: o primeiro-ministro português está de vista a Angola. António Costa anunciou um aumento de crédito.

 

Ler Mais

Portugal vai manter benefícios fiscais para residentes não habituais

É possível chegar a um entendimento com a Finlândia e a Suécia, dois países que têm criticado o regime oferecido por Portugal, mas isso não significará a sua eliminação, diz Augusto Santos Silva em entrevista.

Ler Mais

China perdoa dívidas de países africanos

A China vai perdoar as dívidas dos países africanos pobres e menos desenvolvidos, que vencem no final deste ano. Este é um dos resultados do VIIº Fórum de Cooperação China/África.

Ler Mais

8 milhões de euros para proteger comunidades costeiras

 O Banco Mundial, disponibilizou um financiamento de 8 milhões de euros, para garantir a execução da segunda fase do projecto de adaptação às mudanças climáticas nas regiões costeiras de São Tomé e Príncipe.

Ler Mais

Economia Azul em debate com foco na sustentabilidade

Os nichos de crescimento da economia azul estão identificados, mas é necessária uma mudança de atitude para a sustentabilidade do ecossistema. Afirmação do secretário de Estado Adjunto para a Economia Marítima, à margem do atelier de concertação para a preparação do Quadro Estratégico Unificado para a Economia Marítima, que decorre na cidade da Praia.

Ler Mais

China assina três acordos de cooperação com São-Tomé e Príncipe e anuncia um donativo de 29 milhões

São-Tomé, 08 Set ( STP-Press ) –   A China e São Tomé e Príncipe assinaram três acordos de cooperação nos domínios das infraestruturas e educação, tendo governo de Beijing anunciado um donativo de 29 milhões de dólares para próximo ano, anunciou hoje em São-Tomé o primeiro-ministro, Patrice Trovoada, proveniente da Cimeira China-África.

Ler Mais

Cabo Verde reúne apoio chinês para construção da Zona Especial de Economia Marítima

Ulisses Correia e Silva foi peremptório em afirmar que deseja contar com a ajuda de instituições financeiras chinesas

Ler Mais

Filipinas pretende investir na produção e processamento da banana

Um grupo de empresários filipinos quer investir na produção e processamento de banana na província de Gaza. São dezassete empresários que estão em Moçambique desde este domingo, com o objectivo do grupo é estabelecer parcerias com o empresariado local e, definir estratégias de investimento.

Ler Mais

UE promete criar 10 milhões de empregos em África

O Presidente da Comissão Europeia anunciou uma nova parceria para aumentar o investimento e o emprego no continente africano. "África não precisa de caridade", frisou Jean Claude Juncker.

Ler Mais

Xi Jinping recebe Trovoada e congratula-se com a estreia são-tomense na Cimeira China-África

São-Tomé, 4 Set (STP-Press) – O presidente chinês, Xi Jinping encontrou-se com o primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, a quem manifestou satisfação com estreia de São-Tomé e Príncipe na Cimeira China-Africa, que termina hoje, terça-feira em Pequim, capital de China.

Ler Mais

Portugal forma agricultores Guineenses sobre práticas para cultivar Caju

Portugal forma agricultores Guineenses sobre práticas para cultivar Caju.

Ler Mais

Reavaliar a isenção de vistos? "Porque não?", pergunta Presidente

O Presidente da República acharia normal que o Governo voltasse atrás na intenção de isentar de vistos os cidadãos da União Europeia e do Reino Unido. A posição do chefe de Estado foi manifestada ao Expresso das Ilhas, numa entrevista exclusiva que pode ler na íntegra na edição impressa desta semana, já nas bancas.

Ler Mais

Cabo Verde gasta mais a importar e ganha mais a exportar

“Os preços dos produtos importados aumentaram, em Julho de 2018, 1,1%, valor inferior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior. A taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 0,8% em Julho de 2018, valor inferior em 0,3 p.p. face ao registado no mês anterior”, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística.

Ler Mais

China é o maior parceiro comercial de África pelo nono ano consecutivo

Desde 2015, a média anual do investimento directo da China no continente fixou-se em 3 mil milhões dólares (2,5 mil milhões de euros), com destaque para novos sectores como manufactura, finanças, turismo e aviação.

Ler Mais

Moçambique e China projectam porto de cabotagem em Chongoene

Cerca de 3000 milhões de dólares deverão ser aplicados na construção de um porto de cabotagem em Chongoene e linhas de caminho-de-ferro de ligação com o Corredor do Limpopo, em Macarretane, bem como ramais para os projectos estruturantes como as areias pesadas de Chibuto, em Gaza e de Jangamo, em Inhambane, escreveu o jornal Notícias.

Ler Mais

China promete ajuda bilionária sem impor condições à África

Maior parceira comercial da África, a China prometeu investir US $ 60 bilhões no desenvolvimento econômico dos países do continente. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (3) pelo presidente Xi Jinping durante o Fórum de Cooperação China-África, que reuniu líderes de 53 países africanos durante dois dias, em Pequim.

Ler Mais

Alemanha garante apoio a educação, agricultura e sector privado

Governo da Alemanha e de Moçambique têm encontro marcado para o mês de Outubro, em Berlim, onde vão definir o novo financiamento para alguns sectores de actividade nos próximos dois anos.
O ministro da Cooperação Económica e Desenvolvimento da República Federal da Alemanha, Gerd Muller, esteve de visita ao país de 25 a 26 de Agosto corrente, onde manteve um encontro com o ministro da economia e finanças moçambicano, Adriano Maleiane. Foi depois deste encontro que foi tornado público que o governo alemão vai apoiar diferentes áreas de actividade com particular destaque para a educação, agricultura e sector privado.

Ler Mais

Receitas do Porto de Maputo quase que duplicaram em seis meses

A concessionária do Porto de Maputo, MPDC, injectou mais receitas para os cofres públicos ao longo do primeiro semestre deste 2018. O montante foi na ordem de 102,1 milhões de meticais, contra perto de 53,3 milhões de meticais do igual período do ano passado.

Ler Mais

China/África: Angola tenta fechar financiamento chinês de 11.000 MEuro

Angola vai estar representada ao mais alto nível no Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), em Pequim, tendo Luanda em vista o culminar das negociações para uma nova linha de crédito chinês de 11.000 milhões de euros, para financiar vários projetos.

Ler Mais

Moçambique organiza fórum de negócios em Pequim

Moçambique vai organizar em Pequim um Fórum de negócios entre empresários chineses e Moçambicanos. O fórum que vai contar com a presença do Presidente da República, Filipe Nyusi, terá lugar nos dias 3 e 4 de Setembro.

Ler Mais

SãoTomé e Príncipe recebe nota positiva do FMI e cinco milhões do Banco Mundial numa semana à Bretto

São-Tomé, 19 Ags ( STP-Press) – O Banco Mundial, BM decidiu desbloquear  um financiamento de cinco milhões de dólares para apoio ao Orçamento de Estado são-tomense, numa autêntica semana à Bretton Woods já que o Fundo Monetário Internacional, FMI, deu nota positiva governo de Trovoada pelo “bom” desempenho da política macroeconómica.

Ler Mais

Angola vai negociar com FMI acordo de 4,5 mil milhões USD

 
Angola vai discutir com o FMI um programa de financiamento ampliado no valor de 4,5 mil milhões de dólares, no quadro da assistência financeira solicitada pelo Executivo angolano.

Ler Mais

Presidente da República promulga diploma sobre vistos

O Presidente da República promulgou hoje o diploma do Governo que contempla nomeadamente a simplificação de pedidos de visto, anunciou a Presidência na sua página oficial.

Ler Mais

Plano de desenvolvimento até 2022 prevê crescimento de 3%

O Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022, apresentado neste sábado, em Luanda, a militantes do MPLA, projecta uma gradual aceleração do crescimento económico médio na ordem dos 3 %.

Ler Mais

Maputo arrecadou cerca de um bilião MT de impostos no 1º semestre

A cidade de Maputo arrecadou cerca de um bilião de meticais em impostos no primeiro semestre deste ano, o equivalente a mais cinco por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

Ler Mais

Governo reforça medidas para acabar com o uso de sacos de plástico no País

Governo reforça medidas para acabar com o uso de sacos de plástico no País

Ler Mais

Sete em cada dez empregos criados em julho estavam nos pequenos negócios

Análise do Sebrae mostra que as pequenas empresas continuam, pelo sétimo mês seguido, sustentando a geração de empregos.

Ler Mais

STP acolhe VIII edição das Olimpíadas lusófona de Matemática

São-Tomé, 29 Ags ( STP-Press) -São Tomé e Príncipe acolhe entre 2 a 8 de setembro de 2018 a VIII Edição das Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, visando fomentar estudos e talentos nesse domínio curricular, soube- se hoje de fonte oficial.

Ler Mais

Moçambique deseja reforço da cooperação com Portugal

Moçambique deseja um reforço da cooperação com Portugal, disse hoje à Lusa o primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, durante uma visita ao pavilhão de Portugal na inauguração da Feira Internacional de Moçambique (FACIM), nos arredores de Maputo.

Ler Mais

Alemanha "tem grandes expectativas" em relação à paz, diz Gerd Müller em Maputo

Em visita a Moçambique, ministro alemão da Cooperação Económica e para o Desenvolvimento prometeu apoio na implementação do processo de paz e encorajou o combate à corrupção. Agricultura será foco do investimento alemão.

Ler Mais

Embaixador da China confirma presença do Primeiro-Ministro são-tomense na Cimeira Beijing

São-Tomé, 23 Ags ( STP-Press) – O embaixador da China em São-Tomé e Príncipe, Wang Wei, confirmou hoje a presença do primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada na Cimeira de Beijing do Forum de cooperação/China-Africa de 3 à 4 de Setembro, em Pequim, com vista a criação de uma “comunidade comum” e aprovação do novo plano de “cooperação sino-africana”.

Ler Mais

Empréstimo do FMI pretende viabilizar crescimento económico de Angola

O Governo angolano defende que assistência financeira do Fundo Monetário Internacional irá reduzir rácio da dívida do país. Segundo ministro da Economia e Planejamento, receitas fiscais de 2018 não são suficientes.

Ler Mais

Volume de negócios nos serviços mercantis cresce 6% no segundo trimestre do ano

O índice de volume de negócios nos serviços mercantis não financeiros, no segundo trimestre deste ano, aumentou de 6%, em termos homólogos, revelou hoje o INE.

Ler Mais

Maputo arrecadou cerca de um bilião MT de impostos no 1º semestre

A cidade de Maputo arrecadou cerca de um bilião de meticais em impostos no primeiro semestre deste ano, o equivalente a mais cinco por cento em relação ao mesmo período do ano passado.

Ler Mais

A Legend Development de Macau equaciona investir em São Tomé e Príncipe

São-Tomé, 17 Ags ( STP-Press) –  A empresa Legend Development Ltd de Macau [China]  admite a hipótese de investir em São Tomé e Príncipe, nas áreas das infraestruturas, agricultura e turismo,  tal como declarou quinta-feira em São Tomé o representante da empresa, David Chow.

Ler Mais

Panamá melhorará posição com intercâmbio automático

El canciller de Portugal considera que superar el tema fiscal permitirá a los países enfocarse en asuntos de seguridad, rutas marítimas y comercio.

 

Ler Mais

Moçambique investe 44 milhões de dólares na produção e processamento de produtos hortícolas no Baixo

O Governo  de Moçambique em parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) investiu 44 milhões de dólares na produção e processamento de produtos hortícolas no regadio do Baixo Limpopo, na província de Gaza , revelou o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Regadio do Baixo Limpopo – EP, Armando Ussivane.

Ler Mais

Governo timorense nomeia representante para apoiar eleições na Guiné Bissau

O Governo timorense aprovou esta terça-feira a nomeação de um representante especial para assistir e apoiar o processo eleitoral de 18 de novembro na Guiné-Bissau, país onde Timor-Leste já no passado deu apoio às eleições.

Ler Mais

Angola | Governo cria Comissão Instaladora da Agência Nacional de Petróleos e Gás

A comissão, segundo o diploma publicado nesta quarta-feira, é coordenada pelo director Nacional de Petróleos, Amadeu de Azevedo, e integra José Abreu, como coordenador-adjunto, e cinco outros responsáveis.

Ler Mais

Brasil | Monitor da economia brasileira aponta alta de 3,3% em junho

PIB totalizou aproximadamente R$ 3,467 trilhões em valores correntes de janeiro a junho. Dados foram divulgados pela FGV nesta segunda-feira (20)

Ler Mais

Amadou Oumar Ba é o novo Representante Residente do Banco Mundial para a Guiné-Bissau

Amadou Oumar Ba é o novo Representante Residente do Banco Mundial para a Guiné-Bissau

Ler Mais

Japão doa oito milhões de dólares para educação profissional

O Governo do Japão doou cerca de oito milhões de dólares para reforçar o sistema da formação profissional de recursos humanos, bem como reabilitar e apetrechar três centros de formação profissional em Moçambique.

Ler Mais

Parlamento são-tomense acaba de aprovar a lei de alteração de isenção de vistos

São-Tomé, 15 Ags ( STP-Press) –  A Assembleia Nacional, o Parlamento de São Tomé e Príncipe acaba de aprovar na generalidade a lei de alteração do prazo de isenção de vistos de entrada no País com votos favoráveis do partido ADI no poder contra votos da oposição ( MLSTP,PCD, UDD) e abstenção dos independentes, soube-se de fonte parlamentar.

Ler Mais

Executivo prevê dinamizar a Zona Económica Especial

O Presidente da República, João Lourenço, visitou on-tem, numa longa jornada de campo, as unidades industriais da Zona Económica Especial (ZEE), para inteirar-se do seu funcionamento, constrangimentos e desafios para o futuro.

Ler Mais

Guiné Bissau diz que "está na hora" de concretizar estatuto do cidadão lusófono

O Presidente da República da Guiné Bissau, José Mário Vaz, disse hoje que "está na hora" de a CPLP avançar para a concretização do estatuto do cidadão lusófono e do acordo de isenção de vistos de múltiplas entradas aprovado há 16 anos em Brasília.

Ler Mais

São Tomé e Príncipe: onde o tempo parou e não avisou

Uma viagem que é um regresso ao passado, num país onde a vida corre sem pressa, onde tudo se vai fazendo sem se pensar muito no amanhã. Os olhos estão postos neste destino tropical onde está quase tudo por fazer, por descobrir e por sonhar.

Ler Mais

Guarda Costeira de Cabo Verde na V Conferência das Marinhas da Comunidade dos Países de Língua Portu

O tema central do encontro é a “A cooperação entre as Marinhas para exercer a soberania nas águas jurisdicionais dos países membros da CPLP”.

Ler Mais

Governo espera que o Fórum China-África contribua para intensificar a criação da ZEEM em São Vicente

Promovido pelo Fundo de Desenvolvimento das relações China/África, o FOCAC vai debruçar-se na cooperação pragmática em vários campos

Ler Mais

Investidos USD 44 milhões na produção e processamento de hortícolas

Com objectivo de estabilizar os preços das hortícolas no mercado da província de Gaza, o Governo em parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) investiu 44 milhões de dólares na produção e processamento deste produto, segundo o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Regadio do Baixo Limpopo – EP, Armando Ussivane.

Ler Mais

Governo regulamenta emissão e gestão da Dívida Pública

O Governo angolano regulamentou a Emissão e Gestão de Dívida Pública Direta e Indireta, passando para o Ministério das Finanças a competência de negociar e assinar contratos de empréstimos até 10 milhões de dólares (8,7 milhões de euros).

Ler Mais

STP e a Nigéria procuram reanimar a tentativa de negócio de petróleo na fronteira marítima

Com cerca de 20 anos de existência o tratado que criou a fronteira marítima comum entre São Tomé e Príncipe e a Nigéria com vista à exploração de petróleo, nas águas contíguas entre os dois países, entrou numa fase moribunda.

Ler Mais

Moçambique | Economia regista crescimento de 3.2% no primeiro semestre de 2018

A economia moçambicana cresceu 3.2% no primeiro semestre deste ano, segundo dados revelados esta terça-feira pelo Governo. Este crescimento está 0.2 pontos percentuais acima do registado em igual período de 2017.

Ler Mais

São Tomé e Príncipe relança cooperação económica com Burkina Faso e Senegal

São-Tomé, 14 Ags ( STP-Press) São Tomé e Príncipe pretende relançar a cooperação económica com Burkina Faso e Senegal e reforçar as relações já existentes com Gabão e a Guiné-Equatorial, anunciou o primeiro-ministro, Patrice Trovoada que regressou hoje ao Pais no final de um périplo de cariz privado aos respectivos Países.

Ler Mais

Crescimento do PIB acelerou no segundo trimestre

Houve uma variação de 2,3% em termos homólogos e de 0,5% em cadeia, segundo o INE

Ler Mais

Portugal e São Tomé e Príncipe renovam acordos de cooperação até 2020

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, José António Vieira da Silva, e o Ministro do Emprego e Assuntos Sociais de São Tomé e Príncipe, Emílio Lima, ratificaram dois importantes acordos para cooperação entre estes dois países nas áreas sociais e do emprego.

Ler Mais

Brasil | Caterpillar investe R$ 55 milhões em Piracicaba

Empresa confirmou que mais R$ 45 milhões devem ser investidos até o final do ano na planta industrial

Ler Mais

Medidas para estabilização macroeconómica são positivas

As medidas adoptadas pelo Presidente da República, João Lourenço, para estabilização macroeconómica são positivas, apesar da inflação continuar elevada, segundo o presidente da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (Arseg), Aguinaldo Jaime.

Ler Mais

Governo Subvencionará os Orgãos de Comunicação Social em 2019

Governo Subvencionará os Orgãos de Comunicação Social em 2019

Ler Mais

Empresários queixam-se de excesso de burocracia na contratação de estrangeiros

Em Conferência de Imprensa nesta sexta-feira, em Maputo, o sector privado queixou-se de excesso de burocracia no processo de contratação de trabalhadores estrangeiros.

Ler Mais

ELEIÇÕES: Presidente da ANP garante que escrutínio terá lugar na data prevista

O presidente do parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, garantiu hoje que as eleições legislativas vão ter lugar no dia 18 de novembro "sem falta" e apelou os eleitores a se recensearem.

Ler Mais

Nosi e Cabo Verde TradeInvest na China para dar avanço ao projecto de Computação em Nuvem da África

A ideia é transformar Cabo Verde em um polo tecnológico avançado da África Ocidental.

A Cabo Verde TradeInvest, representada pela presidente, Ana Barber, e o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, NOSI, representado pelo Administrador Executivo Aruna Handem, iniciam esta terça-feira, 7, uma visita de 3 dias à empresa Macao Bringbuys Web Technology, na China.

Ler Mais

Petrolíferas vão investir 700 milhões de dólares em oito anos

Os gigantes da indústria de hidrocarbonetos vão investir no mínimo 700 milhões de dólares norte-americanos, ao longo dos próximos oito anos, só na fase de pesquisa.

Ler Mais

Via aberta para novas pesquisas e prospecção de petróleo no país

O Conselho de Ministros aprovou, esta terça-feira, os contratos de concessão para pesquisa e produção de petróleo em cinco áreas Offshore (alto mar) e uma de Onshore (terra firme) em quatro províncias do país.

Ler Mais

Reino Unido investe em seis áreas estratégicas em Moçambique

Entre 2018 e 2020, o governo britânico, através do Departamento para o Desenvolvimento Internacional (DFID, sigla em inglês) espera investir em seis áreas estratégicas na chamada “Pérola do Índico”.

Ler Mais

Grupo de T&T do Vietnam compromete-se a comprar caju bruto a Guiné-Bissau

Under a memorandum of understanding on agribusiness signed in Hanoi yesterday between T&T Group of Vietnam and Guinea Bissau , T&T Group pledged to import raw cashew nuts from Guinea Bissau with an annual volume of 150,000-200,000 tons in 2018 and next years.
 

Ler Mais

Brasil pretende quadruplicar valor das trocas comerciais com Angola

O Brasil quer regressar aos valores registados no comércio bilateral com Angola registados na primeira década do século, altura em que rondava 4000 milhões de dólares, quatro vezes o montante actual, disse em Luanda o embaixador do Brasil em Angola.

Ler Mais

Zona de Exploração Conjunta: Guiné-Bissau quer corrigir "um erro histórico" com o Senegal

Zona de Exploração Conjunta: Guiné-Bissau quer corrigir "um erro histórico" com o Senegal

Ler Mais

Duzentas empresas estão em exposição comercial

Um total de 200 empresas ligadas ao sectores de construção, agricultura, banca, comércio e prestação de serviços participam, desde quarta-feira a domingo, no Lubango, na 26.ª Expo-Huíla, um feira comercial e industrial que este ano se realiza sob o lema “Huíla, o futuro da produção nacional”.

Ler Mais

Parlamento guineense aprova lei que fixa 36% de mulheres nas listas para cargos públicos

O parlamento guineense aprovou hoje uma lei que fixa uma quota mínima de 36% de mulheres nas listas de candidaturas para cargos eletivos, mas dirigentes associativas consideram a medida de pouca, perante a sua pretensão de pelo menos 40%.

Ler Mais

Ministro do Trabalho de Portugal inicia hoje visita a São Tomé e Príncipe

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Vieira da Silva, inicia hoje uma visita oficial a São Tomé e Príncipe, no âmbito da cooperação nas áreas da luta contra a pobreza, emprego e formação profissional.

Ler Mais

Cabo Verde e São Tomé e Príncipe formalizam cooperação militar

Cabo Verde e São Tomé e Príncipe assinaram esta manhã, na cidade da Praia, um acordo de cooperação para reforçar as relações entre os dois países, nomeadamente no domínio da formação e participação dos exércitos em exercícios militares conjuntos.

Ler Mais

França quer reforçar cooperação com São-Tomé e Príncipe na defesa, cultura e comércio

São-Tomé, 26 Jul ( STP-Press ) –  A França manifestou a vontade de reforçar a cooperação com São-Tomé e Príncipe em matéria de segurança marítima, cultura e o sector privado tal como declarou quarta-feira o embaixador francês, Dominique Renaux no final de audiência com primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada.

Ler Mais

Banco alemão Commerzbank confirma nova linha de crédito para Angola

O banco alemão irá abrir uma nova linha de crédito de 500 milhões de euros com garantias estatais para financiar exportações da Alemanha a Angola. Dinheiro deverá ser usado principalmente para bens de investimento.

Nos próximos dias, será assinado um acordo geral para a concessão de créditos pelo banco privado alemão Commerzbank, com sede em Frankfurt. Com esta nova linha de crédito, o quarto maior banco alemão poderá financiar exportações de empresas alemãs a Angola num total de 500 milhões de euros.

Ler Mais

Área de extração de rubis em Moçambique deve ter programa de combate à pobreza

A Coligação Cívica sobre a Indústria Extrativa (CCIE) de Moçambique defendeu hoje a criação de um programa especial de combate à pobreza das comunidades de Namanhumbir, uma zona rica em rubis no distrito de Montepuez, norte do país.

Ler Mais

Viver no interior vai aliviar IRS

Incentivos fiscais às famílias estão a ser trabalhados e vão constar do Orçamento do Estado para 2019. Governo aprovou medidas em meados de julho.

Ler Mais

FMI: Negociações do Programa de assistência já arrancaram

Quase quatro meses depois de anunciado formalmente o pedido de ajuda, Angola e o Fundo Monetário Internacional (FMI) começaram em Luanda, a trabalhar nas negociações do programa Instrumento de Coordenação de Políticas. A equipa do FMI vai ficar em Luanda até dia 14 de Agosto e em cima da mesa destes encontros sectoriais vão estar temas como a evolução do real da economia, o sistema monetário e bancário, o Banco Nacional de Angola (BNA), bem como a execução orçamental, o investimento público e a situção da dívida pública.

Ler Mais

BCEAO lança dispositivo para combater o desemprego

BCEAO lança dispositivo para combater o desemprego

Ler Mais

Exportações devem somar US$224 bi em 2018, alta de 3,1% ante 2017

Como resultado, o país deve registrar um superávit de US$56,315 bilhões este ano

Rio – As exportações brasileiras devem somar US$ 224,445 bilhões este ano, um aumento de 3,1% em relação aos US$ 217,750 bilhões exportados em 2017, segundo estimativas da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). O resultado é superior aos US$ 218,966 bilhões previstos pela entidade anteriormente.

Ler Mais

Crescimento económico em São Tomé pode chegar a 5% a médio prazo, prevê FMI

O Fundo Monetário Internacional estimou um crescimento económico de 4% para o ano de 2018 em São Tomé, mas, fruto dos investimentos externos, poderá atingir 5% a médio prazo.

Ler Mais

Taxa de desemprego recua para 7% em maio

A taxa de desemprego caiu em maio para 7%, o valor mais baixo em mais de 15 anos. Desemprego deve recuar também em junho.

Ler Mais

Colheita de café robusta do Brasil deve superar estimativa oficial, diz Cepea

SÃO PAULO (Reuters) - Com o clima favorável em boa parte da safra, a colheita de café robusta que se encaminha para o final no Brasil deverá superar as previsões oficiais, na avaliação de agentes ouvidos pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Ler Mais

CPLP/Cimeira: Países lusófonos e banca acertam acordo para financiar economias

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) assinaram quarta-feira uma declaração para apoiar o "Pacto de Financiamento para o Desenvolvimento dos Países Lusófonos em África".

Ler Mais

Governo de Timor-Leste quer garantir crescimento da economia acima dos 7%

Díli, 24 jul (Lusa) – O Governo de Timor-Leste pretende atingir um crescimento médio da economia acima dos 7% e manter a taxa de desemprego inferior a 10%, nos próximos cinco anos, segundo o programa do executivo, que será discutido esta quarta-feira no parlamento.
 

Ler Mais

Nível de vida dos portugueses será superior ao dos espanhóis em 2060

A qualidade de vida de um norte-americano é o dobro da de um português actualmente. Nos próximos 42 anos a diferença será menor, segundo a OCDE. Portugal deverá ultrapassar Espanha e Itália neste indicador.

Ler Mais

Francisco Ribeiro Telles: “É importante que a CPLP se aproxime mais dos cidadãos”

Fazer da CPLP uma verdadeira comunidade de povos, esta é a principal conclusão saída da Cimeira que reuniu no Sal os Chefes de Estado e do Governo dos países de língua portuguesa. Como resumiu o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa: “é preciso olhar mais para as pessoas e menos para os políticos”.

Ler Mais

Marcado recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau

O executivo guineense estabeleceu que o recenseamento eleitoral com vista à realização das legislativas de 18 de Novembro deve decorrer de 23 de Agosto a 23 de Setembro, o governo tendo paralelamente reafirmado a sua determinação em organizar o pleito na data prevista.

Ler Mais

Angola assina acordos de cooperação económica com a África do Sul em agosto

Angola vai assinar em agosto um conjunto de acordos de cooperação económica bilateral estratégica com a África do Sul, disse em entrevista à Lusa o ministro das Relações Exteriores.

Ler Mais

ONU acredita nas eleições guineenses em Novembro

Na Guiné-Bissau chega ao fim, nesta quinta-feira, a missão do diplomata brasileiro Mauro Vieira. O presidente da comissão das Nações Unidas para a consolidação da paz no país avistou-se desde ontem com os principais responsáveis políticos guineenses e afirmava-se confiante no cumprimento da meta que são as eleições legislativas agendadas para 18 de Novembro.

Ler Mais

https://businesswatching.com/2018/01/24/dono-da-leroy-merlin-abre-atacarejo-de-material-de-construca

Depois da inauguração da primeira Zôdio, loja de itens de decoração, o grupo francês Adeo, dono da Leroy Merlin, traz mais uma de suas marcas para o Brasil: a Obramax.

Ler Mais

Associação Comercial debate Moedas Digitais para mais de 150 empresários em São Paulo

O mercado de bitcoins representa mais de US$ 170 bilhões, cerca de R$ 600 bilhões de reais, atualmente. Com crescimento rápido na América Latina, o Brasil projeta volume negociado, apenas nas exchanges nacionais, em torno de R$ 3 bilhões de reais, ainda em 2017.

Ler Mais

Moçambique espera vantagens na cooperação com BRICS

O Director da Cooperação Regional e Multilateral, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Alfredo Nuvunga, disse ontem, em Pretória, que Moçambique espera tirar mais vantagens na cooperação com o BRICS (bloco económico que integra Brasil, Rússia, India, China e África do Sul).

Ler Mais

Porque razão Timor-Leste optou pelas línguas oficiais tétum e português

A Constituição da República Democrática de Timor-Leste (CRDTL), no seu Artigo 13.° (Línguas oficiais e línguas nacionais), é referido que «O tétum e o português são as línguas oficiais da República Democrática de Timor-Leste» (ponto 1) e que «o tétum e as outras línguas nacionais são valorizadas e desenvolvidas pelo Estado» (ponto 2)

Ler Mais

Angola quer entrar nos BRICS – PR

O Presidente da República, João Lourenço, afirmou hoje que Angola quer ser integrada nos BRICS (bloco de países emergentes que junta Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), beneficiando de ajuda para a reconstrução nacional do país.

Ler Mais

Empresários desesperam pela mobilidade económica

Os agentes económicos ainda não ganharam nada com a CPLP, disse o Presidente da Câmara do Comércio do Sotavento ao Expresso das Ilhas. Jorge Spencer Lima é a favor da mobilidade, mas quer que esta seja total e não só para alguns.

Ler Mais

Com o apoio do FNUAP: Governo Inaugura bloco operatório de Hospital de Bubaque

Com o apoio do FNUAP: Governo Inaugura bloco operatório de Hospital de Bubaque

Ler Mais

"O que estamos a fazer é uma espécie de vistos CPLP" - Augusto Santos Silva

Mobilidade foi a palavra-chave da XII conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP. Os cidadãos pedem-na, os empresários desesperam por ela e até já os políticos admitem que é fundamental. É claro que não acontecerá num passe de mágica, mas a presidência da CPLP por Cabo Verde poderá acelerar o processo, que será sempre faseado, como explicou ao Expresso das Ilhas o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

Ler Mais

FAO reafirma apoio a países da Cplp para erradicar fome e subnutrição

II Reunião do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do bloco lusófono acontece esta semana em Cabo Verde; diretor-geral da FAO participou no encontro e pediu aos países que combatam obesidade e se preparem para mudanças climáticas.

Ler Mais

Com o apoio do FNUAP: Governo Inaugura bloco operatório de Hospital de Bubaque

Com o apoio do FNUAP: Governo Inaugura bloco operatório de Hospital de Bubaque

Ler Mais

Francisco Ribeiro Telles eleito Secretário Executivo da CPLP

O cidadão português Francisco Ribeiro Telles foi eleito Secretário Executivo, para o biénio 2019-2020, pela XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), decorrida nos dias 17 e 18 de julho de 2018, em Santa Maria, na Ilha do Sal, em Cabo Verde.

Ler Mais

Presidente pede «urgência» na mobilidade de pessoas na organização

O Presidente angolano pediu, esta quarta-feira, em Cabo Verde «atenção e alguma urgência» para a concretização da mobilidade dos cidadãos lusófonos, enquanto o chefe de Estado moçambicano reclamou a total circulação de pessoas, bens e capitais.

Ler Mais

Projeto petrolífero no sul de Timor-Leste deverá criar 10 mil trabalhos diretos e 50 mil indiretos

O projeto de exploração petrolífera na costa sul de Timor-Leste deverá criar até 10 mil postos de trabalho diretos e até 50 mil empregos indiretos.

Ler Mais

Modernização do porto e aeroporto de São Tomé e Príncipe estimada em 66 milhões de dólares

São Tomé e Príncipe precisa de despender 66 milhões dólares para “modernizar” o porto e o aeroporto internacional da capital, pode ler-se num documento do Banco Mundial a que a Macauhub em São Tomé teve acesso.

Ler Mais

Pequenos e médios empresários estão menos otimistas no terceiro trimestre, mostra pesquisa

Os pequenos e médios empresários brasileiros estão menos otimistas neste terceiro trimestre. A confiança desse grupo recuou 3,09%, de 70,65 pontos para 68,46 pontos, na comparação com o levantamento que contemplava o período de abril a junho.

Ler Mais

Pequenos negócios deram a primeira oportunidade de trabalho para 55% das pessoas contratadas em 2017

Pesquisa do Sebrae mostra que as MPE geraram 755,5 mil postos de trabalho com carteira assinada para pessoas que ingressaram no mercado formal

Ler Mais

CEDEAO Inaugura em Bissau Centro de Alerta Precoce de Conflitos e Problemas

A Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) inaugurou hoje, em Bissau, um centro de alerta precoce de conflitos e problemas, numa cerimónia presidida pelo chefe de Estado guineense, José Mário Vaz.

Ler Mais

Sol intenso na região do Sahel pode ser fonte de energia para 70% do mundo

Especialista fala de potencial da área africana para se abastecer e conectar comunidades distantes à rede elétrica; iniciativa apoiada pela ONU tem destaque no Fórum Político de Alto Nível que termina quarta-feira.

Ler Mais

Andorra, Argentina, Chile, França, Itália, Luxemburgo, Reino Unido, Sérvia e OEI são Observadores As

A XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), decorrida nos dias 17 e 18 de julho de 2018, em Santa Maria, na ilha do Sal, em Cabo Verde, aprovou a concessão da categoria de Observador Associado da CPLP a Andorra, Argentina, Chile, França, Itália, Luxemburgo, Reino Unido, Sérvia e Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Ler Mais

Moeda moçambicana regista semana estável face ao euro e dólar

Maputo, 16 jul (Lusa) - A moeda moçambicana registou uma semana estável face ao euro e dólar, de acordo com a média das taxas de câmbio diárias do banco central, seguidas pela Lusa.

 

Notícia: Lusa

Ler Mais

Maior desafio de Moçambique é expandir produção e base industrial

O economista-chefe do Afrexibank disse hoje à Lusa que o maior desafio de Moçambique é "criar condições para expandir a produção e a base industrial", acrescentando que o banco está a "olhar atentamente" para o país.

 

Ler Mais

Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021

O Parlamento Europeu aprovou nesta quinta-feira (5) um novo sistema de autorização de viagens para turistas de países que não precisam de visto para entrar nos países da União Europeia (UE), entre eles o Brasil. A autorização prévia à viagem passará a ser exigida a partir de 2021.

Ler Mais

Bolsas de valores da CPLP incrementam cooperação

QUATRO países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente Moçambique, Angola, Cabo Verde e Portugal, assinaram ontem, na Ilha do Sal, Cabo Verde, um protocolo de cooperação para busca de mecanismos de fortalecimento da parceria entre as bolsas de valores e crescimento das economias.

Ler Mais

Grupo CCETC confirma investimento de R$ 400 milhões na construção de termoelétricas na B

Projeto da empresa chinesa inclui a compra do controle das usinas e aporte para as obras do projeto

Ler Mais

Cabo Verde assume presidência do Conselho de Ministros da CPLP com humildade e sentido de responsabi

O ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Luís Filipe Tavares, já é presidente do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), cargo que pretende assumir com “humildade e sentido de responsabilidade”.

Ler Mais

Cooperação China-África: Presidente Chinês convida José Mário Vaz para visitar a China

O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, convidou o Chefe de Estado da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, para visitar a China e participar na cimeira do ‘Fórum para a Cooperação China-África’ que se realiza no próximo mês de Setembro do ano em curso.

Ler Mais

Maputo acolhe Conferência sobre Petróleo e Gás

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos, ENH, prevê que sejam produzidas mais de 12,8 milhões de toneladas do Gás natural Liquefeito, na área Um, da bacia do Rovuma, até meados do próximo.

Ler Mais

CPLP/Cimeira: Empresários pedem diálogo permanente e mobilidade

Instituir um diálogo permanente entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e os empresários e promover a mobilidade dos cidadãos, bens e capitais são propostas defendidas pela Confederação Empresarial da CPLP na cimeira de Cabo Verde.

Ler Mais

Economia nacional está a entrar para pós-crise

Durante a cerimónia de celebração dos 120 anos da empresa CFM, esta segunda-feira, o Presidente da República falou sobre o desempenho da economia nacional. Filipe Nyusi começou por descrever os momentos difíceis por que a economia passou nos últimos três anos, caracterizados pela redução do preço de alguns dos principais produtos de exportação, como é o caso de carvão mineral e alumínio. O cancelamento da ajuda externa devido às dívidas ocultas, a redução do Investimento Directo Estrangeiro que só em 2017 atingiu pouco mais de dois mil milhões de dólares, foram outros dos factores que colocaram desafios enormes à economia.

Ler Mais

Estabilidade e proximidade fazem de Cabo Verde um destino para investir

O director da consultora CESO considera que Cabo Verde é "um país preferencial" pela estabilidade e proximidade, mas salienta que há muitos desafios que o sector privado português poderia ajudar a superar.

Ler Mais

Presidência da CPLP deve traduzir-se em avanços na mobilidade – PR

O chefe de Estado defendeu terça-feira que a presidência da comunidade lusófona (CPLP), que este país se prepara para assumir, tem que se traduzir em avanços no domínio da mobilidade, mesmo que seja por segmentos.

Ler Mais

Petrolíferas anunciam plano de desenvolvimento para aumentar exploração de gás em Moçambique

O consórcio de petrolíferas que vai explorar a Área 4 do mar de Moçambique anunciou hoje que submeteu ao Governo o plano de desenvolvimento para a primeira fase do projeto Rovuma LNG que vai explorar gás nas jazidas Mamba.

Ler Mais

ONU promete mobilizar ajuda para eleições em novembro na Guiné-Bissau se a data for mantida

O novo representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, o brasileiro José Viegas Filho, anunciou a mobilização internacional para apoiar financeiramente as eleições legislativas, previstas para novembro, caso seja mantida a data do escrutínio.

Ler Mais

12º Encontro de Fundações da CPLP

Presidente do Centro Português de Fundações, Maria do Céu Ramos, no 12º Encontro das Fundações da CPLP em São Tomé e Príncipe. As fundações são plataformas estratégicas entre os estados, a sociedade e os cidadãos para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável em 2030”, diz Maria do Céu Ramos

Ler Mais

Portugal investiu em Moçambique mesmo com a crise porque confia neste país

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, foi recebido na noite desta quinta-feira num banquete na Ponta Vermelha, numa cerimónia que contou com a presença de membros do Governo moçambicano, deputados da Assembleia da República, representantes de instituições de administração da Justiça, antigos presidentes de Moçambique, diplomatas e demais personalidades.

Ler Mais

http://opais.sapo.mz/portugal-disponibiliza-financiamento-de-202-milhoes-de-euros-para-mocambique

O primeiro-ministro português, António Costa, encontra-se de visita de dois dias a Moçambique, desde esta quinta-feira, enquadrada na realização da terceira cimeira bienal entre Moçambique e Portugal, que decorreu sob o lema “Moçambique e Portugal: construindo uma parceria estratégica para o desenvolvimento sustentável”.

Ler Mais

Delegação comercial chinesa está de visita a Cabo Verde para reforço da cooperação

Fazer com que Cabo Verde aproveite Macau como plataforma que liga os países lusófonos é um dos objectivos da visita a Cabo Verde de uma delegação do Fórum Macau que integra representantes do Departamento do Comércio da Província de Qingdao, na China

Ler Mais

UE reforça ajuda orçamental a Cabo Verde em 10 milhões de euros

A União Europeia vai reforçar a sua ajuda orçamental a Cabo Verde em 10 milhões de euros no Orçamento de Estado de 2019, anunciou hoje o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia.

Ler Mais

PM e PR timorenses decidem quinta-feira posse de segundo grupo de membros do Governo

Díli, 04 jul (Lusa) - O Presidente da República e o primeiro-ministro timorense reúnem-se na quinta-feira para decidir quem integrará o segundo grupo de membros do executivo que tomará posse esta sexta-feira ou na segunda-feira, disse à Lusa fonte da Presidência.

Ler Mais

Três mil cabo-verdianos obtiveram nacionalidade Portuguesa em 2017

Os cidadãos cabo-verdianos estão entre os estrangeiros que mais adquiriram nacionalidade portuguesa em 2017, com mais de 3 mil pedidos aceites, anunciou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal.

Ler Mais

EUA vão investir 33 milhões euros na fileira da castanha de caju na Guiné-Bissau

O embaixador dos EUA na Guiné-Bissau anunciou hoje um investimento de 22 mil milhões de francos cfa (33 milhões de euros) na fileira da castanha de caju, no âmbito de um projeto que inclui também a Gâmbia e o Senegal.

Ler Mais

Angola classifica de útil a experiência cabo-verdiana para o processo de descentralização que vai im

O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado angolano, Adão Almeida, classifica de “útil” a experiência cabo-verdiana para o processo da descentralização que o seu país vai implementar em 2020.

Ler Mais

Países de língua portuguesa na vanguarda de criação de zona africana de comércio livre

Cinco dos seis países africanos de língua oficial portuguesa fazem parte da lista de 44 estados que subscreveram o projecto de criação da zona de comércio livre do continente africano (AfCFTA), que mereceu um acolhimento geralmente positivo por parte da sociedade civil.

Ler Mais

Marcos Jorge destaca medidas do governo para melhorar o ambiente de negócios no Brasil

Ministro participou de evento da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais. Pela manhã, ele também esteve em seminário sobre Fake News, organizado pela Abratel

Ler Mais

CCS espera ver supressão de vistos nos PALOP decidida em Julho

A Câmara de Comércio do Sotavento (CCS) espera ver resolvida, na cimeira do Sal, a questão da mobilidade entre países​ africanos de língua portuguesa, eliminando assim as "barreiras de viagem" que dificultam os negócios no espaço africano lusófono.

Ler Mais

MINFIN pondera criação de Fundo Estabilização Económica

A revisão do modelo de negócio do Fundo Soberano e a criação da lei da responsabilidade fiscal fazem parte do pacote de recomendações resultantes do IX Conselho Consultivo. Os participantes do IX Conselho Consultivo do Ministério das Finanças recomendaram a criação de um fundo de estabilização económica e a revisão do modelo de negócio do Fundo Soberano para actuar como amortecedor fiscal. Para tal, aconselham novas regras fiscais.

Ler Mais

Angola com menos risco e mais recompensa para investidores, diz Consultora Control Risks

"Desde que tomou posse, João Lourenço agiu com notável rapidez e empenho para consolidar a sua autoridade; mais de 100 aliados do seu antecessor foram removidos dos postos, incluindo a filha do antigo Presidente, Isabel dos Santos, líder da Sonangol, e o filho José Filomeno dos Santos, do fundo soberano", escrevem os analistas.

Ler Mais

Moçambique vai acolher cimeira empresarial África-EUA

Moçambique vai acolher, pela primeira vez, a Cimeira empresarial Africa – Estados Unidos. A Cimeira vai decorrer em Junho do próximo ano e vai juntar cerca de dois mil empresários norte-americanos e africanos.

Ler Mais

http://www.odemocratagb.com/?p=17401

Os deputados da Guiné-Bissau votaram por unanimidade o Orçamento Geral do Estado do Governo liderado por Aristides Gomes para o ano económico 2018, estimado em duzentos e doze bilhões trezentos e trinta e um milhões [cerca de 324 milhões de euros].

Ler Mais

Cabo Verde apresenta imagem oficial da presidência da CPLP

Cabo Verde apresentou hoje, na cidade da Praia, o site e o logótipo da cimeira e da presidência cabo-verdiana da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que arranca em Julho na ilha do Sal.

Ler Mais

Moçambique entre os países com menos riscos para negócios

Moçambique está entre as dez economias africanas que oferecem maior segurança para os investidores, segundo o relatório de 2018 do “AfricaRisk-Reward Index” e “Oxford Economics”, ontem divulgado em Nairobi, Quénia.

Ler Mais

Produtores de caju recebem apoio francês

Perto de dois milhões de euros serão aplicados nos próximos três anos em programas destinados a desenvolver a competitividade e sustentabilidade económica, social e estrutural dos produtores de caju na província da Zambézia.

Ler Mais

Taur Matan Ruak indigitado pela coligação AMP como novo PM timorense

Ler Mais

Macau quer ser plataforma comercial para a língua portuguesa

A vice-ministra do Comércio da China anunciou Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa

Ler Mais

Missão Benchmarking de Desenvolvimento Territorial Brasileira em Cabo Verde

A missão estará nas ilhas do Sal, Fogo e Santiago com o sector do turismo na agenda.

Ler Mais

Presidente da República autoriza importação de viaturas com mais de três anos de fabrico

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, assinou hoje um decreto a introduzir alterações ao regime de importação de viaturas usadas, flexibilizando os termos do processo, tendo em conta o actual contexto de dificuldades nos domínios da aquisição, comércio e assistência técnica de equipamentos rodoviários.

Ler Mais

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha “aumento do peso político da CPLP no mundo”

Entre os países que se associaram à comunidade já há "países asiáticos, latino-americanos, vários países da Europa de Leste e países africanos todos os dias a querem entrar", afirmou o PR.

Ler Mais

União Europeia isenta produtos moçambicanos

Moçambique passa a exportar produtos para o mercado europeu sem taxas aduaneiras, nem quotas, no âmbito da implementação do Acordo de Parceria Económica (APE) entre os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a União Europeia (UE).

Ler Mais

São Tomé e Príncipe e Cabo-Verde assinam em julho acordos de vistos, carta condução e investimentos

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde vão estabelecer em Julho o reconhecimento mútuo de títulos de condução, facilitação de vistos bem como promoção e proteção de investimentos de acordo com uma declaração assinada domingo em São-Tomé pelos ministros de Negócios Estrangeiros e testemunhada pelos chefes de Governo de ambos os dois países.

Ler Mais

Isenção total de vistos é objectivo comum, mas há muito caminho a percorrer

A representante da União Europeia em Cabo Verde disse ontem que a isenção total de vistos entre a Europa e o arquipélago é um objectivo comum, mas ressaltou que há muito caminho a percorrer até uma eventual negociação.

Ler Mais

Moçambique e União Eu­ropeia assinam acordos de financiamento

Moçambique e a União Europeia assinaram, esta terça-feira, quatro acordos de Financiamento, no valor global de 44,5 milhões de Euros, no âmbito da cooperação entre as partes, escreve a AIM.

Ler Mais

Cabo-verdianos vão poder abrir contas e fazer transacções em moeda estrangeira - PM

Os cabo-verdianos ou não residentes no país vão poder abrir contas bancárias e fazer transacções em moedas estrangeiras, uma medida que entrará em vigor “nos próximos dias”, revelou à Lusa o primeiro-ministro.

Ler Mais

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou carta a indicar o nome ao Presidente do

Cidadãos de 61 países que pretendam viajar para Angola vão ter de apresentar apenas comprovativos de alojamento e meios de subsistência no pedido de visto de Turismo.

Ler Mais

Portugal indica o embaixador Francisco Ribeiro Telles para secretário-executivo da CPLP

O embaixador Francisco Ribeiro Telles é o nome indicado por Portugal para o cargo de secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no biénio 2019-2020, aguardando agora a confirmação na cimeira da organização que será realizada em julho,  em Cabo Verde.

Ler Mais

São-Tomé e Príncipe e a India assinam acordos económicos e de medicina tradicional

São-Tomé, 14 Mar ( STP-Press) – São Tomé e Príncipe e a República da India assinaram hoje um Acordo Geral de Cooperação económica e dois acordos sobre a medicina tradicional, rubricados esta manhã São-Tomé pelos ministros dos Negócios Estrangeiros dos respectivos Países.

Ler Mais

Mirex aposta na captação de investimento externo

O Ministério das Relações Exteriores tem como uma das grandes prioridades da sua agenda contribuir para a recuperação e o desenvolvimento da economia nacional, em prol do bem-estar social dos angolanos.

Ler Mais

Conferência de Investidores do Niassa com resultados imediatos

Pouco mais de 104 milhões de dólares norte-americanos é o balanço imediato da conferência de investidores do Niassa, que sexta-feira terminou na capital provincial, Lichinga.

Ler Mais

São Tomé e Príncipe já tem embaixadora na China

São Tomé e Príncipe passará a contar com embaixadora em Pequim, o arquipélago que suspendeu relações com Taiwan para voltar a reconhecer a China popular.

Ler Mais

Ampliar o mercado africano para os países africanos

44 Estados-membros da União Africana (UA) assinaram, na passada quarta-feira, o acordo que vai lançar o Tratado de criação da Zona de Livre Comércio Continental (ZLEC, na sigla francesa). 11 ainda não rubricaram, entre eles as duas maiores economias do continente: Nigéria e África do Sul. A ZLEC é um projecto emblemático da Agenda 2063, e vai além dos acordos comerciais tradicionais que apenas reduzem as tarifas.

Ler Mais

FMI quer aplicar novos programas de reforma a São Tomé e Príncipe

São Tomé 28 mar (Lusa) -- O Fundo Monetário Internacional (FMI) pretende que o governo são-tomense adote novos programas de reforma na administração pública para estimular o crescimento económico, disse hoje a responsável dessa instituição para São Tomé e Príncipe, Xiangming Li.

Ler Mais

Portugal e Cabo Verde querem maior envolvimento dos parlamentos na CPLP

Os presidentes dos parlamentos de Portugal e Cabo Verde defenderam ontem, na cidade da Praia, maior envolvimento das instituições congéneres na CPLP, sublinhando o papel fundamental na abordagem das questões mais difíceis para os poderes executivos.

Ler Mais

País aumenta importância no mercado energético mundial

O Ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa, considera que a recente aprovação do Plano de Desenvolvimento de Gás Natural, torna Moçambique num importante jogador no mercado energético do mundo.

Ler Mais

«AS OBRAS COMEÇARAM ESTA SEMANA» UNIÃO EUROPEIA APOIA RECUPERA DE ESTRADAS RURAIS NA GUINÉ-BISSAU

A União Europeia lançou hoje no sul da Guiné-Bissau os trabalhos de recuperação de quatro estradas rurais com o objetivo de apoiar os agricultores no escoamento de produtos e melhorar a acessibilidade àquela zona do país.

Ler Mais

Banco Mundial vai doar até 84 MEuro a São Tomé e Príncipe até 2020

O Banco Mundial (BM) vai elevar em 2020 até 100 milhões de dólares (84 milhões de euros) o seu donativo a São Tomé e Príncipe, anunciou hoje Clara de Sousa, representante da instituição no país.

Ler Mais

Governo quer investimento privado na área das renováveis

O Governo está a criar condições para o aumentos de investimento privado na produção de energias renovais.

Ler Mais

Novos depósitos de grafite e vanádio aumentam perspectivas de exploração em Moçambique

A empresa mineira australiana Mustang anunciou hoje a descoberta de novos depósitos de grafite e vanádio na zona de prospecção que ocupa no norte de Moçambique, aumentando as perspectivas de exploração.

Ler Mais

Portugal vai manter cooperação com Timor-Leste que definirá com novo Governo - Camões

Portugal vai manter a sua cooperação com Timor-Leste, com especial destaque para a língua e a formação, esperando pelo próximo Governo para definir o novo Programa Estratégico de Cooperação, disse à Lusa o vice-presidente do Camões.

Ler Mais

Indústria extractiva contribui com 4.1% do PIB

O país está a registar um crescimento das contribuições da indústria extractiva no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Dados actualizados indicam que só em tributação este sector contribui actualmente com 4.1 por cento.

Ler Mais

Banco Central volta a reduzir taxa de juro de política monetária

A contínua melhoria do indicador de inflação e das projecções para o médio prazo, indica a autoridade monetária, justifica o prosseguimento da redução das taxas de juro pelo CPMO.

Ler Mais

São Tomé e Príncipe acaba de encaixar 10 milhões de dólares de bónus de petróleo

São-Tomé e Príncipe acaba de encaixar 10 milhões de dólares de bónus de petróleo resultantes da assinatura esta tarde de dois contratos de partilha de produção com o consórcio petrolífero formado pela britânica “BP” Exploration Operating e a norte-americana Kosmos Energy.

Ler Mais

Países da CPLP querem reforçar cooperação no comércio

Os ministros do Comércio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decidiram "consolidar os esforços" para aumentar "os fluxos de comércio e de investimento" entre os Estados-membros da comunidade lusófona.

Ler Mais

Grande companhia aérea africana vai operar voos domésticos em Moçambique

Uma grande companhia aérea africana deverá começar a realizar voos domésticos em Moçambique já a partir de Abril, declarou hoje um responsável do sector do turismo em Moçambique, que se escusou a identificar a empresa em questão.

Ler Mais

Moçambique e Guiné-Equatorial assinam memorando para formação de quadros

As duas partes assinaram um memorando de entendimento que preconiza a formação de quadros moçambicanos na Guine-Equatorial no ramo da energia, um processo que irá decorrer ainda neste ano.

Ler Mais

Guterres diz que Tratado entre Timor-Leste e Austrália é exemplo da resolução pacífica de disputas

O secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, considerou hoje que a assinatura da tratado das fronteiras marítimas entre Timor-Leste e a Austrália é um exemplo da eficácia da lei internacional na resolução pacífica de disputas.

Ler Mais

BMI: Banco de Moçambique deve "cortar agressivamente" taxa de juro este semestre

A consultora BMI Research considera que o Banco de Moçambique pode "cortar agressivamente" a taxa de juros de referência em mais 300 pontos-base na primeira metade deste ano, depois da redução de 150 pontos feita esta semana.

Ler Mais

Moçambique e França viabilizam parceria entre PME

Ler Mais

Moçambique cresce 3,2% este ano e 5% em média até 2022

Moçambique deve crescer 3,2% este ano e uma média de 5% até 2022. A inflação deve subir face aos dados do ano passado, chegando aos 6,7%.

Ler Mais

Índia quer fazer negócios em Cabo Verde

O embaixador da Índia em Dakar, Rajeev Kumar disse hoje, no âmbito da conferência “Oportunidades de Negócio Índia / Cabo Verde”, que existem possibilidades de negócios entre os dois países.

Ler Mais

​Roménia quer reforçar cooperação com Cabo Verde

A Roménia pretende reforçar a cooperação com Cabo Verde nas áreas do ensino superior, agricultura e turismo. A intenção foi manifestada ontem pela nova embaixadora da Roménia, Elena Stefoi.

Ler Mais

Quinze milhões de dólares para financiamento às MPME

O anúncio chegou no final da semana passada, um dia depois do pacote do crédito ter sido aprovado pelo Banco Mundial. Depois dos 27 milhões de dólares aprovados em Junho do ano passado para a reforma do sector dos transportes, esta segunda tranche do pacote de 90 milhões concedidos para um período de 3 anos será destinada à dinamização da economia nacional, desta feita através do financiamento às micro, pequenas e médias empresas.

Ler Mais

Portugal apoia abastecimento de água e resistência às mudanças climáticas em Moçambique

Portugal celebrou hoje acordos de cooperação ambiental com Moçambique no valor de 670 mil euros destinados a quatro projetos para o país fazer face a mudanças climáticas e para abastecimento de água a Maputo.

Ler Mais

Empresários ruandeses exploram área de negócios em São Tomé e Príncipe

“O desenvolvimento do país, a criação de riqueza, será cada vez mais feita aqui pelo setor privado e a presença dessa tão importante delegação de empresários testemunha a vontade de São Tomé e Príncipe de fazer com que o setor privado seja, de facto, a alavanca fundamental, o motor de desenvolvimento do nosso país”  disse Afonso Varela, ministro da presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares.

Ler Mais

Cabo Verde quer envolver mais instituições no projeto de extensão plataforma continental

Cabo Verde quer o envolvimento da sociedade civil e de instituições no projeto de extensão da plataforma continental. O secretário da Economia Marítima apelou à participação de todos.

Ler Mais

Itália pede estatuto de observador na CPLP

O Governo italiano destaca "a consolidação das relações bilaterais com todos os países lusófonos"

Ler Mais

Governo e Afreximbank assinam pacote de 500 milhões de euros para financiamento de projectos

O Banco Africano de Exportação e Importação disponibiliza um montante de 500 milhões de euros para financiar o sector privado e projectos público-privados nacionais. O acordo de financiamento foi assinado hoje, em São Vicente, entre a Afreximbank e o Governo.

Ler Mais

Voos directos na rota Angola/Cabo Verde serão reabertos

O embaixador de Cabo Verde em Angola, Jorge Figueiredo, anunciou hoje, na cidade de Benguela, a reabertura, em breve, de voos directos entre as cidades da Praia e Luanda, com as rotas das companhias de bandeira nacional TAAG ou a TVC.

Ler Mais

Moçambique e Noruega querem cooperar na indústria de hidrocarbonetos

Moçambique e a Noruega cooperam há mais de 40 anos, com forte destaque para o sector de energias. A Noruega considera que os dois países têm um forte potencial na área de hidrocarbonetos e podem intensificar a troca de experiências.

Ler Mais

São Tomé e Príncipe e Nigéria lançam “novo processo de aproximação” para exploração conjunta

São-Tomé e Príncipe e a Nigéria  vão desencadear um “novo processo de aproximação e de trabalho” com vista a retomar ações visando a exploração conjunta de petróleo.

Ler Mais

Cabo Verde e OMS assinam programa de saúde para os próximos dois anos

Milhão e meio de dólares é o orçamento do programa de saúde 2018-2019 entre Cabo Verde e a OMS

Ler Mais

Responsável da CPLP pede “mecanismo de concertação rápida” para acelerar posições

A secretária-executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) defendeu hoje a urgência de criar um "mecanismo de concertação rápida" para permitir posicionamentos céleres sobre conflitos internos dos Estados-membros, lamentando o "silêncio assustador" sobre a crise política na Guiné-Bissau.

Ler Mais

Moçambique implementa Acordo de Parceria Económica UE-África Austral

O Acordo de Parceria Económica (APE) entre a União Europeia e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral tornou-se o primeiro totalmente operacional em África, após a sua implementação por Moçambique, anunciou hoje a Comissão Europeia

Ler Mais

Banco Central são-tomense decide alienar o Banco Privado de São Tomé e Príncipe

O Banco Central de São-Tomé e Príncipe, BCSTP, deliberou pela “alienação dos activos e passivos” do Banco Privado de São Tomé e Príncipe, BPSTP, tendo decretado uma “intervenção” temporária para “salvaguardar os interesses” dos clientes e “assegurar estabilidade do sistema

Ler Mais

Conselho de Ministros aprova Acordo de isenção de vistos entre Cabo Verde e Moçambique

Os vistos serão de até 30 dias de permanência e poderão ser promulgados para 90 dias, no prazo de um ano

Ler Mais

Portugal e São Tomé assinam protocolo de defesa para triénio 2018-2020

Portugal e São Tomé abandonaram o "conceito mais restrito da cooperação técnico militar", para aderirem a outro "mais alargado" que "envolve toda a atividade de cooperação"

Ler Mais

Brasileiros terão documento único a partir de Julho

Documento Nacional de Identificação somente poderá ser baixado pelo cidadão uma única vez e num só dispositivo móvel

Ler Mais

Brasil disponibiliza a Angola financiamento de dois biliões de dólares

O Brasil concedeu a Angola um financiamento de 1,6 mil milhões de euros para financiar trocas comerciais e promover o investimento entre os dois países, anunciou em Luanda, o chefe da diplomacia brasileira

Ler Mais

UE financia obras de requalificação de porto de São Tomé e Príncipe

A UE está a financiar as obras de requalificação do porto de São Tomé, avaliadas em cerca de 1,8 milhões de euros

Ler Mais

Chazeiras promete elevar níveis de produção de chá na Zambézia

A Chazeiras de Moçambique, empresa proeminente na actividade de chá no país, está a prever elevar os seus níveis de produção, havendo projecções que apontam que a firma alcançará, este ano, um total de 1.300 toneladas, representando um incremento em relação ao período compreendido entre 2016 e 2017, cuja cifra não foi para além de 1.200 toneladas.

Ler Mais

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE | Japão financia desenvolvimento da pesca na Ribeira Afonso.

 

Ler Mais

MOÇAMBIQUE na lista dos 18 melhores destinos para 2018

site Thrillist Travel divulgou recentemente a lista dos 18 melhores destinos para viagens longas em 2018. Na publicação, Moçambique aparece com um dos destinos para conhecer neste ano. O nosso país é descrito como um lugar que reúne lazer, aventura e cultura, aliado a preços acessíveis.

Ler Mais

ANGOLA | Novo aeroporto de Luanda só dentro de dois anos

O ministro dos Transportes de Angola disse hoje que o nível de execução das obras de construção do novo aeroporto internacional de Luanda ganhou velocidade, mas a conclusão só deverá acontecer dentro de 24 meses.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | PME pedem acesso às riquezas do país

As Pequenas e Médias Empresas (PME) solicitaram ao Governo a remoção das dificuldades para que acedam às várias oportunidades advindas das riquezas naturais de que o país dispõe.

Ler Mais

GUINÉ BISSAU | Banco Mundial disposto a apoiar projectos de desenvolvimento

O novo Director Executivo do Banco Mundial (BM) para 23 países de África, incluindo a Guiné-Bissau, garantiu hoje em Bissau, que esta instituição  espera do país a apresentação de  projectos “concretos” de desenvolvimento, com vista aos seus financiamentos.

Ler Mais

GUINÉ-BISSAU | Investimento externo

O embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, Hélder Vaz assegurou quinta-feira numa conferência em Lisboa que o país é seguro e estável para os investidores, vincando que "havendo fartura e riqueza não há instabilidade de certeza".

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | Perspectivas positivas para o sector de transportes

O setor de transportes deverá registar, este ano, um crescimento de 6,1 por cento, quando comparado com 2017. O Governo sustenta que este incremento resulta de investimentos nos ramos marítimo, aéreo, rodoviário e ferroviário.

Ler Mais

ANGOLA | Presidente angolano manda rever modelo petrolífero e cria agência nacional do setor

A informação consta de um despacho presidencial de final de dezembro, ao qual a Lusa teve hoje acesso, com o qual João Lourenço cria um grupo de trabalho interministerial, coordenado pelo ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, tendo o "objetivo de analisar e atualizar" o Modelo de Reajustamento da Organização do Setor dos Petróleos, aprovado em maio de 2016.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | Porto da Beira adopta sistema electrónico de gestão de carga

O Porto da Beira, no centro de Moçambique, vai adoptar, a partir deste ano, um sistema electrónico de gestão de carga, permitindo que os utilizadores registem as suas entradas no terminal com a devida antecedência, através da Internet, o que deverá resultar no aumento da eficiência portuária.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | Governo dinamiza actividade das PME

O GOVERNO moçambicano deverá financiar, este ano, oitenta Pequenas e Médias Empresas (PME) envolvidas na exportação, comercialização agrícola, lojas rurais, pesca, aquacultura, avicultura e processamento, assim como armazenar oito mil toneladas de cereais nos complexos de silos.

Ler Mais

GUINÉ BISSAU | EXPORTA BATATA-DOCE PARA O SENEGAL

A Guiné-Bissau exportou para o Senegal, em duas semanas, cerca de 200 toneladas da batata-doce produzida na zona leste do país, disse hoje o ministro do Comércio guineense, Victor Mandinga.

Ler Mais

TAAG deverá retomar voos directos para Praia em Janeiro

Os voos directos entre Praia e Luanda, com escala em São Tomé e Príncipe, deverão retomados no inicio do próximo ano, soube Santiago Magazine de fonte bem posicionada. A rota será mantida pela TAAG e subsidiada pelo Governo angolano.

Ler Mais

ANGOLA | Governador do BNA garante que Kwanza não vai ser desvalorizado

Ler Mais

PORTUGAL | Nova linha de crédito de 600 milhões para empresas exportadoras

Ministro da Economia fez o anúncio no congresso "Portugal Exportador", em Lisboa. Esta nova linha de financiamento vai juntar-se às linhas Capitalizar de apoio à tesouraria e ao investimento.

Ler Mais

GUINÉ BISSAU | Assina acordo comercial com Senegal

Bissau e Dakar rubricaram esta sexta-feira um acordo de parceria comercial para a promoção de produtos agrícolas, por ocasião da visita do ministro senegalês do comércio a Bissau juntamente com uma delegação integrada por empresários e representantes do sector bancário.

Ler Mais

ANGOLA | Novo bilhete identidade

O novo Bilhete de Identidade integrado é lançado  hoje pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

Ler Mais

Cocktail de Negócios da UECPLP na Mealhada

Aconteceu no Grande Hotel do Luso, ao final da tarde de 10 de novembro, o “Cocktail de Negócios da UECPLP”. 

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | Governo diz que país deve investir em fontes de energia renováveis

Governo considera que investimento em várias fontes de energia pode permitir que esta chegue a zonas recônditas.

Ler Mais

GUINÉ BISSAU | GOVERNO ASSINA FINANCIAMENTO PARA CONSTRUÇÃO DE CENTRAL ELÉTRICA EM BISSAU

O ministro das Finanças guineense, João Fadia, assinou com o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) um financiamento de 11 milhões de dólares (9,3 milhões de euros) para a construção de uma central elétrica em Bissau.

Ler Mais

ANGOLA | Governo altera concessão de vistos e contratação de expatriados até março

O Governo angolano está a preparar uma nova política migratória nacional para facilitar os regimes de concessão de vistos e de contratação de trabalhadores expatriados altamente especializados, segundo o plano para melhorar a situação económica e social do país.

Ler Mais

BRASIL | Confiança do empresário de serviços atinge maior nível desde 2014

Índice subiu 2,2 pontos de setembro para outubro e alcançou 87,8 pontos, o maior nível desde outubro de 2014

Ler Mais

FMI prevê crescimento de 2.6% na África subsariana

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento económico de 2,6 por cento na África subsaariana, quase o dobro do registado no ano passado, mas alerta para a necessidade de reequilibrar os orçamentos e controlar a dívida pública.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | Considerado um dos grandes produtores de gás no mundo

CTA pretende criar uma Autoridade da Indústria Extractiva de gás em Moçambique

Ler Mais

MACAU | Mário Costa presente na Feira Internacional de Macau

Mário Costa, Presidente da UECPLP encontra-se em Macau a convite da AJEPC - Associação de Jovens Empresários Portugal-China para participar no III Fórum de Jovens Empresários entre a China e os Países de Língua Portuguesa e na MIF - Feira Internacional de Macau, que integra este ano um pavilhão exclusivo à exposição de produtos dos Países de Língua Portuguesa.

Ler Mais

GUINÉ BISSAU | Governo investe cerca de 300 milhões CFA na manutenção da pista do Aeroporto

O ministro das Obras Públicas Construções e Urbanismo afirmou que as obras de manutenção da pista do Aeroporto Internacional “Osvaldo Vieira”, vão arrancar ainda no decurso desta semana. 

Ler Mais

PORTUGAL | Banco da China quer apoiar exportadores portugueses

Empresas portuguesas que querem vender os seus produtos para o mercado chinês vão ter apoio na operação financeira e no conhecimento do mercado.

Ler Mais

CABO VERDE | FMI estima crescimento do PIB em 4%

Em 2017 o crescimento do Produto Interno Bruto nacional será de 4% anunciou, hoje, o Fundo Monetário Internacional na edição de Outubro do World Economic Outlook.

 

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | País quer recorde na produção da castanha de caju.

País quer recorde na produção da castanha de caju. 

Ler Mais

CABO VERDE | CV7 é o novo programa do Governo para o desenvolvimento empresarial

O Governo anunciou esta segunda-feira um novo programa para empoderar o sector empresarial e financiar a economia. Trata-se do Cabo Verde 7 (CV7), que tem como objectivo remover todas as barreiras que impedem as empresas cabo-verdianas de ter acesso ao financiamento.

Ler Mais

ENTREVISTA MÁRIO COSTA | Brasil e Angola muito têm para dar à realidade económica da CPLP

Vila Real vira durante dois dias o centro da economia Lusófona. Mais de 3 mil empresários procuram fazer negócios em português no VI Fórum da União de Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (UE- CPLP).

Ler Mais

BRASIL | Grupo brasileiro quer investir 150 milhões de euros em hospital na Guiné-Bissau

O futuro "hospital de referência" será erigido nas instalações do antigo hospital Militar em Bissau

Ler Mais

GUINÉ-BISSAU | Ministro pede produção de sacos alternativos para evitar uso de sacos de plástico

O ministro do Ambiente apelou à classe empresarial guineense para se optarem pelo  fabrico de sacos alternativos para evitar o uso excessivo de sacos de plásticos que são prejudicias ao meio ambiente.

Ler Mais

China aposta na língua portuguesa

O ensino da língua portuguesa encontra-se em vertiginosa expansão em universidades chinesas, e o governo de Pequim não tem medido esforços nem investimentos para liderar os estudos sobre a língua de Camões e Machado de Assis na Ásia.

Ler Mais

Cabo Verde quer ligar-se directamente à CEDEAO através de cabo de fibra óptica

Cabo Verde apresentou uma proposta de introdução de um cabo de fibra óptica para se poder ligar directamente à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), anunciou ontem o ministro da Economia e Emprego.

Ler Mais

TIMOR-LESTE | Alcança acordo de limitação de fronteiras com Austrália

Timor-Leste e a Austrália alcançaram um acordo sobre os "elementos centrais" da delimitação de fronteiras marítimas entre os dois países e sobre o estatuto legal para o desenvolvimento do poço de gás de Greater Sunrise no Mar de Timor.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | Banco de Moçambique alivia taxas de juro

Banco Central pretende induzir redução das taxas de juro implementadas pelos bancos comerciais.

Ler Mais

TIMOR-LESTE | Acordo permanente de fronteiras com Austrália até setembro

Essa intenção é reiterada num comunicado conjunto emitido hoje depois de reuniões confidenciais entre delegações de Timor-Leste e da Austrália e sob os auspícios de uma Comissão de Conciliação das Nações Unidas, que decorreram entre 16 e 20 de janeiro em Singapura.

Ler Mais

CPLP quer uma espécie de “vistos gold” para os nove

A XXII reunião do Conselho de Minsitros da CPLP reuniu-se em Brasília.

Ler Mais

A língua portuguesa tem um enorme potencial de expansão

A diplomata Cristina Pucarinho sublinha que a língua portuguesa tem um enorme potencial de afirmação política e ao se projetar como língua internacional, também ajuda a promover as nações que a falam.

Ler Mais

CABO VERDE | UE desembolsa 8.5 milhões de euros ao Programa de Apoio Orçamental

O programa de apoio orçamental, no valor actual de 57 milhões de euros, visa apoiar a implementação da estratégia de crescimento e redução da pobreza do país e fortalecer a governança e a economia.

Ler Mais

A Fretilin venceu as legislativas timorenses

A Fretilin venceu as legislativas timorenses de sábado com uma vantagem de cerca de mil votos em relação ao CNRT, segundo a contagem final dos boletins divulgada pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE).

Ler Mais

GUINÉ-BISSAU | China disposta a apoiar sector privado guineense

O Embaixador da China no país afirmou  terça-feira que a “iniciativa privada é fundamental para dinamizar a economia da Guiné-Bissau”.

Ler Mais

EUA e Cabo-Verde ultimam acordo de defesa e segurança

Os Estados Unidos e Cabo Verde estão a ultimar um acordo de cooperação militar que que envolve defesa e segurança e que estará concluído no próximo mês de setembro. Trata- se do Acordo de Estatuto de Forças, em inglês Status of Forces Agreement – SOFA e o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, questionado pela Lusa, já esclareceu que um acordo deste género é sempre estabelecido para determinar as condições em que forças militares estrangeiras podem operar num país.

Ler Mais

Mário Costa reúne com Ministro do Desporto de Cabo Verde

No âmbito da visita do Presidente da UECPLP a Cabo Verde, Mário Costa reuniu com Sua Excelência o Ministro do Desporto de Cabo Verde, Fernando Elisio Freire.

Ler Mais

Mário Costa recebido pelo Ministro da Economia de Cabo Verde

Ler Mais

CECPLP e UECPLP abrem escritórios na região île-de-France (França)

Ler Mais

BRASIL | Mercado financeiro reduz mais uma vez estimativa para a inflação

O mercado financeiro diminuiu mais uma vez as projeções para a inflação deste ano e de 2018. A expectativa para o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2017 passou de 3,38% para 3,29%, e para o próximo ano, de 4,24% para 4,20%. É a quinta queda seguida.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | Complexo de edifícios do Banco Central inaugurado em Maputo

Presidente da República defende que 42 anos depois da Independência Moçambique já merecia ter edifícios modernos para o BM.

Ler Mais

MACAU | UECPLP VISITA FÓRUM MACAU

Ler Mais

CABO VERDE | TAP reforça voos do Sal, Boa Vista, São Vicente e Praia com EUA, Canada e Europa

A grande novidade vai para a nova rota para Toronto, Canada, via Lisboa, que terá cinco frequências semanais.

Ler Mais

MOÇAMBIQUE | Porto de Maputo já tem capacidade para receber navios de grande porte

Terminal amplia-se para grandes navios

Ler Mais

PORTUGAL | Japão e China à conquista de Portugal

Em menos de duas semanas, o aeroporto de Lisboa passará a estar diretamente ligado ao Japão e à China, potenciando o crescimento do turismo e a intensificação dos laços económicos com o Extremo Oriente.

Ler Mais

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE | Economia Azul desenvolve potencialidades de São Tomé e Príncipe

O Governo santomense aposta no desenvolvimento da Economia Azul.

Ler Mais

CABO VERDE | Governo anuncia Fundo Soberano de 100 milhões para apoio ao crescimento empresarial

O Governo vai criar em breve um Fundo Soberano de Garantia de Investimentos Privados. O anúncio foi feito pelo Primeiro-ministro, na sua mais recente visita a Portugal.

 

Ler Mais

TIMOR LESTE | Timor-Leste inaugura o novo aeroporto de Suai

O Governo timorense inaugura na terça-feira o novo aeroporto de Suai, a 138 quilómetros sudoeste de Díli, uma infraestrutura que terá um custo total de 93,4 milhões de dólares mas que abre ainda sem voos regulares.

Ler Mais

BRASIL | Ministros da Justiça da CPLP reúnem-se em Brasília

Abertura da 15ª Conferência dos ministros da Justiça dos países de língua oficial portuguesa contou com a presença do presidente Michel Temer.

Ler Mais

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE | China quer apoiar a substituir combustíveis fósseis por energias renováveis

China quer apoiar São Tomé e Príncipe a substituir combustíveis fósseis por energias renováveis

Ler Mais

ANGOLA | Conheça os países com fronteira aberta para Angola

Entre os países que dispensam a apresentação de visto, ou aqueles que garantem a atrbuição do mesmo à chegada ou por via eletrónica, os titulares de passaporte angolano podem entrar em 46 países sem as habituais dores de cabeça burocráticas.

Ler Mais

CABO VERDE | FMI prevê continuidade de “bom desempenho” da economia cabo-verdiana em 2017

Max Alier sublinhou também a melhoria do saldo das contas externas do país, que acumulou reservas internacionais "a um nível historicamente alto por volta dos 540 milhões de euros".

Ler Mais

GUINÉ BISSAU | INDICADORES ECONÓMICOS

Tabela com os valores atuais, previsões, estatísticas, gráficos e calendário econômico: Guiné-Bissau - Indicadores econômicos.

Ler Mais

FIN - Feira & Fórum Internacional de Negócios

Mário Costa, Presidente da UECPLP, é orador convidado no painel "China e Países de Língua Portuguesa e Espanhola", que decorre no dia 21 de Junho, pelas 09:30 no Auditório da Exponor.

Ler Mais

São Tomé | Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo em fase de elaboração

Membros de todos os estratos da sociedade, reuniram-se num seminário, que pretende recolher contributos para a visão estratégica do turismo. Uma iniciativa da Direcção Geral do Turismo e Hotelaria, que pretende incluir todas as forças vivas do país, no processo estratégico para impulsionar o turismo como factor de desenvolvimento económico e social.

Ler Mais

Missão Empresarial a Cabo Verde

A UECPLP promove missão empresarial a Cabo Verde nos dias 15 a 19 de Junho.

Esta missão compreende ainda a participação no evento “Promoção de oportunidades para uma cooperação entre a China e os Países da Língua Portuguesa” organizado pela Cabo verde TradeInvest.

 

Ler Mais

BADEA concede mais de 400 mil dólares à Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau vai receber mais de 400 mil dólares americanos do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico da África (BADEA), no quadro do projecto de electrificação e resolução de assuntos sociais na região de Biombo, norte do país.

Ler Mais

TIMOR LESTE | Conselho de Ministros aprova sistema de garantia de crédito

O Conselho de Ministros aprovou um Decreto-Lei que aprova o Sistema de Garantia de Crédito para Pequenas e Médias Empresas (PME) timorenses, por proposta conjunta do Ministro de Estado Coordenador dos Assuntos Económicos e do Primeiro-Ministro, no dia 30 de maio.

Ler Mais

Portugal disponibiliza linha de crédito de 10 milhões de euros

No quadro da visita de trabalho de 4 dias a São Tomé e Príncipe, Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, assinou com o Governo são-tomense, uma convenção que atribui a São Tomé e Príncipe uma linha de crédito de 10 milhões de euros, para fomento do sector privado.

Ler Mais

Parlamento de Timor aprova regime de titularidade de terras e propriedades

O Parlamento Nacional timorense aprovou por unanimidade, na especialidade e na votação global final, a proposta de lei do "regime especial sobre a titularidade dos bens imóveis".

 

Ler Mais

Políticas e Estratégias Inovadoras na Captação de Investimento - 10 junho - Alvaiáreze

Mário Costa participa na Mesa Redonda "Políticas e Estratégias Inovadoras na Captação de Investimento" no dia 10 de junho pelas 19:30h em Alvaiázere.

Ler Mais

Timor-Leste: Regime contributivo da Segurança Social

Governo timorense começa a 'socializar' regime contributivo da Segurança Social que arranca em agosto.

Ler Mais

UECPLP patrocina equipa do SCBraga

A UECPLP apoia e aposta no Desporto.

Ler Mais

UECPLP promove encontro entre CACB e AEP

O Presidente da UECPLP e da CACB recebidos hoje em audiência pelo Dr. Paulo Nunes de Almeida, Presidente da AEP - Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria.

Ler Mais

Pequeno Almoço de Negócios da UECPLP - Vila Real

A União de Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (UECPLP) promove um "Pequeno-almoço de Negócios" no próximo dia 5 de junho no Regia-Douro Park em Vila Real.

Ler Mais

Mais circulação na lusofonia só se houver razões económicas

O antigo primeiro-ministro de Moçambique Mário Machungo defendeu hoje que enquanto não houver uma necessidade económica o fluxo migratório entre países lusófonos não vai aumentar e a livre circulação nos países da lusofonia não vai acontecer.

Ler Mais

CPLP necessita de "mudança interna" devido a "défice de vontade política"

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e diplomata António Monteiro considerou hoje em Lisboa que a CPLP se tornou numa organização indispensável, mas necessita de uma "mudança interna" devido a "défice de vontade política".

Ler Mais

Inaugurado Núcleo da UECPLP em Dacar, Senegal.

Ler Mais

Banco Mundial disponibiliza empréstimo de 82 milhões de euros a Cabo Verde

O ministro das Finanças cabo-verdiano, Olavo Correia, disse hoje que Cabo Verde irá receber do Banco Mundial, nos próximos três anos, um empréstimo de 90 milhões de dólares (cerca de 82 milhões de euros).

Ler Mais

Moçambique entre os 20 países africanos com mais riqueza por habitante

Moçambique é o 16.º, país africano onde há mais riqueza "per capita" com 800 dólares por habitante, numa lista liderada pelas Ilhas Maurícias, com 25.700 dólares.

Ler Mais

UECPLP na Conferência: exportações das empresas portuguesas"

Ler Mais

Foi aprovada proposta para que português seja língua oficial na ONU

O Presidente da República de Portugal anunciou hoje que na XI Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi aprovada uma proposta para que o português seja uma língua oficial nas Nações Unidas (ONU).

Ler Mais

Governo abre 30 vagas para carreira diplomática

O Governo Português está a abrir 30 vagas para adido de embaixada, a mais baixa categoria da carreira diplomática portuguesa. Ao contrário da iniciativa de 2015, os candidatos não terão agora de realizar a prova de cultura geral.

Ler Mais

Moçambique defende empenho dos membros da CPLP para desenvolvimento do transporte aéreo

A vice-ministra moçambicana dos Transportes e Comunicação, Manuela Rebelo, considerou hoje que os membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) precisam de "impulsionar" o transporte aéreo.

Ler Mais

Cabo Verde sobe dois lugares no Índice de Desenvolvimento das TIC´s e ocupa a 4º posição em África

Cabo Verde sobe dois lugares no Índice de Desenvolvimento das TIC´s e ocupa a 4º posição a nível de África

 

Ler Mais

PR Português visita Senegal

Ler Mais

UECPLP leva Desporto às crianças de Cabo Verde

A União de Exportadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (UE-CPLP) pretende implementar um projeto desportivo e educacional em Cabo Verde, esperando abranger cerca de 100 mil crianças e jovens do arquipélago.

Ler Mais

Comércio entre a China e os países de língua portuguesa subiu 33% em janeiro

As trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa recuperaram em janeiro, aumentando 33,47% em termos anuais homólogos para 8,21 mil milhões de dólares (7,79 mil milhões de euros), indicam dados oficiais.

Ler Mais

50ª AGRO

O Presidente da UECPLP será orador no 6 painel da Grande Conferência da AGRO - Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação, ubordinado ao tema: Internacionalização da Agricultura e da Indústria Agro-Alimentar.

Ler Mais

Jornada de Internacionalização de Empresas Extremenhas

Ler Mais

MACAU – Uma ponte na relação económica China-PLP

Realiza-se no dia 21 de Fevereiro de 2017, no Auditório Adriano Moreira no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), a Conferência “MACAU – Uma Ponte na Relação Económica entre a China e os Países de Língua Portuguesa”.

Ler Mais

Cimeira entre Portugal e Cabo Verde

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, enalteceu ontem a cimeira entre Portugal e Cabo Verde e declarou que o aumento do apoio financeiro ao país africano representa um "momento de viragem" na economia portuguesa.

Ler Mais

Cabo Verde cria fundo para construção de infraestruturas de água e saneamento

O governo de Cabo Verde criará, ainda em 2017, um fundo destinado ao financiamento de obras para construir infraestruturas de abastecimento de água e saneamento no país. 

Ler Mais

Cimeira entre Portugal e Cabo Verde

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, enalteceu ontem a cimeira entre Portugal e Cabo Verde e declarou que o aumento do apoio financeiro ao país africano representa um "momento de viragem" na economia portuguesa.

Ler Mais

Portugal apoia com 5 milhões de euros projetos de desenvolvimento rural na CPLP

Portugal vai apoiar com 5 milhões de euros projetos de desenvolvimento rural nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Ler Mais

União de Exportadores da CPLP e SABSEG estabelecem parceria na área dos seguros

A União de Exportadores da CPLP celebrou com a SABSEG uma parceria na área dos seguros.

Ler Mais

I Conferência Internacional CPLP

Conferência Internacional CPLP – «Desenvolvimento Económico e Erradicação da Pobreza Através da Agricultura»

Ler Mais

Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, Brasilia

A XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP decorre nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.

Ler Mais

Entrevista Exclusiva Maria do Carmo Silveira - Secretária Executiva CPLP

Entrevista exclusiva: Maria do Carmo Silveira, a nova Secretária Executiva da CPLP

Ler Mais

Portugal prevê realizar programas de cooperação na CPLP

Portugal prevê realizar programas de cooperação na CPLP no valor de 128 MEuro

Ler Mais

“Seminário dos 20 Anos da CPLP”

Ler Mais

Apresentação Protocolo do Cooperação com Avante Extremadura

No próximo dia 14 de Setembro a UE-CPLP será apresentada, pela primeira vez, na Extremadura num evento co-organizado com a Avante Extremadura.

Ler Mais

UE-CPLP assina protocolos em Vila Real

A UE-CPLP assinou hoje protocolos de colaboração com três instituições do distrito de Vila Real.

Ler Mais

Timor-Leste disponível a prolongar presidência da CPLP se Brasil não marcar cimeira Ler mais em: ht

Ler Mais

CGD pretende ser facilitador de negócios entre a China e os países de língua portuguesa

O grupo estatal financeiro português Caixa Geral de Depósitos (GCD) está-se a posicionar para, a partir de Macau, onde tem uma presença relevante através do BNU, funcionar como um facilitador de negócios entre a China e os países de língua portuguesa.

Ler Mais

UE-CPLP JUNTA-SE AO SC BRAGA EM AÇÃO DE SOLIDARIEDADE À ESCALA PLANETÁRIA

A UE-CPLP junta-se ao SC Braga numa campanha de recolha de bens alimentares tendo como objetivo o apoio às campanhas internacionais de auxílio aos refugiados.

 

Ler Mais

Geórgia quer reforçar relações com CPLP

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Murade Murargy, recebeu a visita do Ministro-Adjunto dos Negócios Estrangeiros da Geórgia, Gigi Gigiadze, no dia 11 de abril de 2016, no Palácio Conde de Penafiel.

Ler Mais

Uruguai vai ser observador associado da CPLP este ano

A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação portuguesa afirmou hoje que o Uruguai vai ser observador associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no segundo semestre deste ano.

Ler Mais

Instituto de Certificação e Formação da CPLP criado na Guiné Equatorial

Instituição dinamizará todo o setor agrícola do país e é marco do aprofundamento da participação da Guiné Equatorial na CPLP.

Ler Mais

Apresentação Livro sobre os “Sabores da Lusofonia”

Apresentação Livro sobre os “Sabores da Lusofonia”   -   5 de Abril - 17h

Sede da CPLP | Auditório do Palácio Conde de Penafiel 

Ler Mais

República Checa solicita estatuto de observador da CPLP

A República Checa oficializou a 10 de março o pedido para o estatuto de observador associado junto do Secretariado Executivo da CPLP, justificado pelo “interesse que o mundo lusófono” desperta no país.

 

Ler Mais

Novo presidente de Portugal toma posse e dá prioridade à CPLP

Em 9 de março, Marcelo Rebelo de Sousa foi empossado como presidente da República de Portugal. Em seu discurso de posse, o político apontou a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) como uma das prioridades de sua gestão.

Ler Mais

O futuro da CPLP em debate no Porto dia 12 de março

Conexão Lusófona e a Fundação Portugal – África promovem no próximo dia 12 de março, pelas 16 horas, um debate intitulado “O Futuro da CPLP”.

Ler Mais

Mário Costa em entrevista à Portugalglobal, revista AICEP

Mário Costa, Presidente da UE-CPLP em entrevista à Portugalglobal, revista mensal da AICEP.

 

 

Ler Mais

I Fórum Económico Global

CENTENAS DE EMPRESAS E DELEGADOS DE 20 PAÍSES EM DÍLI PARA ENCONTRO INÉDITO

Ler Mais

Governo timorense e União de Exportadores da CPLP assinam acordo de cooperação

Governo timorense e União de Exportadores da CPLP assinam acordo de cooperação

Ler Mais

IF-CPLP – Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

O IF-CPLP – Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa tem como objetivo primordial promover o ensino, a formação e a qualificação profissional dos cidadãos pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, bem como a capacitação e desenvolvimento sustentado das empresas e economias desses países.

Ler Mais

Estudo identifica língua portuguesa como “idioma do futuro” para o Reino Unido

Ler Mais

IF-CPLP – Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

O IF-CPLP – Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa tem como objetivo primordial promover o ensino, a formação e a qualificação profissional dos cidadãos pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, bem como a capacitação e desenvolvimento sustentado das empresas e economias desses países.

Ler Mais

LANÇAMENTO DA INICIATIVA "START UP STP"

É já no próximo dia 13 de Novembro, pelas 11 horas, que será apresentada no auditório da Universidade de São Tomé e Príncipe a iniciativa "Start Up STP", promovida pela Associação Empresarial de STP em conjunto com a MOVE, a Mota Engil, a Embaixada de Taiwan, a União de Exportadores da CPLP e a CST. As inscrições deverão ser efectuadas directamente através do email secretario.geral@aestp.st.

Ler Mais

Protocolo entre ACRAL e UE-CPLP foi assinado, ontem, dia 28 de Outubro

UE-CPLP assinou ontem, 29 de outubro de 2015, Protocolo de Colaboração com a ACRAL - Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, com o objetivo de criar sinergias para o desenvolvimento de oportunidades de negócios, nos países da CPLP.

Ler Mais

UE-CPLP visita distrito de Beja

A União dos Exportadores da CPLP promoveu esta quarta-feira, 23 de setembro, uma série de contactos com associações empresariais e cooperativas agrícolas no distrito de Beja.
A acção incluiu também a assinatura de diversos protocolos de cooperação, contando com a participação do presidente da União dos Exportadores da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Mário Costa.

Ler Mais

CE-CPLP e UE-CPLP em estreita parceria

Nas vertentes empresarial e desportiva SL Benfica, CE-CPLP e UE-CPLP em estreita parceria.

Ler Mais

FACIM 2015

O Presidente da UE-CPLP, Dr. Mário Costa, encontra-se esta semana em Moçambique para representar a UE-CPLP na FACIM e efetivar diversos protocolos com instituições financeiras e estatais e entidades privadas, assim como, promover negócios para os associados da UE-CPLP.

Ler Mais

CPLP reforça liderança na segurança petrolífera mundial

Cerca de 40% da produção incremental de petróleo e gás dos 25 maiores projectos de produção mundiais, até 2020, irá estar concentrada no Atlântico Sul, mais propriamente no Brasil e em Angola.
 

Ler Mais

FÓRUM INTERNACIONAL DO EMPREENDEDORISMO [Luanda 12/09]

No próximo dia 12 de Setembro, irá realizar-se na Mediateca de Luanda, o FÓRUM INTERNACIONAL DO EMPREENDEDORISMO.

Ler Mais

XX Conselho de Ministros da CPLP - Timor Leste

Ler Mais

1600 participantes e 300 encontros B2B no 1º Fórum

Cerca de 1600 pessoas, entre empresários, governantes e representantes de entidades públicas e privadas dos nove países da CPLP, participaram no 1º Fórum da União de Exportadores da CPLP, que se realizou no Centro de Congressos de Lisboa, nos dias 26 e 27 de junho.

Ler Mais

UE-CPLP e AICEP assinaram Protocolo de Colaboração

O Presidente da União de Exportadores da CPLP (UE-CPLP), Mário Costa, congratulou-se com a colaboração estabelecida com a AICEP Portugal Global, tendo em vista o apoio às empresas do universo CPLP.

 

Ler Mais

Blue Business Forum na FIL Feira Internacional de

A UE-CPLP estará presente no Blue Business Forum que vai decorrer de 4 a 6 de Junho na FIL Feira Internacional de Lisboa.

Ler Mais

1º Fórum da UE-CPLP

1600 participantes e 300 encontros B2B no 1º Fórum da União de Exportadores da CPLP

Ler Mais

Sessão Apresentação | FACIT

UE-CPLP marca presença na 7.ª edição da Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua (FACIT).

Sábado pelas 19:15H na sala de conferências da FACIT.

Ler Mais

Jantar/Palestra | Rotary Club Porto-Foz

Mário Costa, Presidente da UE-CPLP estará presente no jantar/palestra promovido pelo Rotary Club Porto-Foz do próximo dia 26 de Maio. 

 
 

Ler Mais

UE-CPLP marca presença no Festival In 2015

No próximo dia 25 de abril (sábado) pelas 18:00h no Plateau Black Cork-Pavilhão 4 

Ler Mais

UE-CPLP presente na Tecktonica Moçambique

A UE-CPLP estará presente na Tecktonica Moçambique a decorrer nos próximos dias 21 a 23 de abril.

Ler Mais

I Conferência Energia para o Desenvolvimento da CP

A I Conferência Energia para o Desenvolvimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai decorrer entre os dias 23 e 25 de junho, no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais.

Ler Mais

UE-CPLP E CE-CPLP ASSINAM PROTOCOLO DE PARCERIA

UNIÃO DE EXPORTADORES DA CPLP (UE-CPLP) E CONFEDERAÇÃO EMPRESARIAL DA CPLP (CE-CPLP) ASSINAM PROTOCOLO DE PARCERIA PARA A PROMOÇÃO DAS EXPORTAÇÕES NO ESPAÇO CPLP

Ler Mais

UE-CPLP na Porto Business School

A UE-CPLP estará no próximo dia 9 de março, pelas 17:00H na Porto Business School para realizar uma Sessão de Apresentação ao empresários da região do Porto.

Ler Mais

Mensagem de Dr. Salimo Abdula

Salimo Abdula, na qualidade de Presidente da CE-CPLP envia mensagem de apoio ao mais recente braço económico desta organização a UE-CPLP.

Ler Mais

UE-CPLP notícia na Revista Invest

Mais do que fomentar negócios, a União de Exportadores quer ser um regulador de boas parcerias entre as empresas da CPLP. O primeiro fórum realiza-se em abril, em Lisboa.

Ler Mais

1ª Edição Encontros Empresariais

Dia 26 de Novembro irá decorrer 1ª Edição Encontros Empresariais "CPLP no Século XXI: Circulação, Abrangência e Potencialidades" - 26 Nov, Lisboa. Destinado a empresários de diversos setores de atividade, bem como a entidades oficiais e públicas, mas também a instituições de ensino e organizações, a 1ª Edição dos Encontros Empresariais 2014 será veículo privilegiado para debater matérias essenciais ao empresariado do mundo da CPLP.

Ler Mais

1º Encontro das Entidades Organizadoras

1º Econtro das Entidades Organizadoras das Feiras Internacionais dos Países da CPLP - 18 Nov Praia, Cabo Verde. A CE-CPLP e a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento estão a organizar, em conjunto, o 1.º Encontro das Entidades Organizadoras das Feiras Internacionais dos Países da CPLP, que decorre no próximo dia 18 de Novembro em Praia, Cabo Verde.

Ler Mais